metropoles.com

PM lança edital de R$ 57 milhões para compra de viaturas

Corporação acelera o procedimento interno que deve aposentar de vez as controversas viaturas modelo Mitsubishi Pajero, que protagonizaram pelo menos 20 capotamentos desde que foram compradas, em 2012

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
viatura
1 de 1 viatura - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Polícia Militar do Distrito Federal publicou edital de licitação para a renovar a frota de viaturas. O valor estipulado foi de R$ 57,88 milhões. O documento não especifica a quantidade nem os modelos dos veículos, mas estabelece que a compra será feita “na medida da disponibilidade orçamentária e da real necessidade da corporação”.

A PM acelerou o procedimento interno que deve aposentar de vez as controversas viaturas modelo Mitsubishi Pajero, que protagonizaram pelo menos 20 capotamentos desde que foram compradas, em 2012. Em um desses acidentes, um militar morreu. Em outro, o servidor teve um braço amputado. A ideia é comprar 400 unidades — 100 ainda neste ano.

Desde setembro de 2015, o Metrópoles publica matérias mostrando o imbróglio em que se transformou a manutenção das viaturas Pajero da PM. Na época, a corporação suspendeu o contrato de reparo de 378 viaturas, que ficaram paradas. Uma nova licitação foi lançada, com um valor 37,27% maior, o que chamou a atenção do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). A Corte pediu explicações à PM.

Acidentes graves
Em 5 de fevereiro, o cabo da PM Renato Fernandes da Silva, 37 anos, morreu na BR-070, sentido Águas Lindas (GO), próximo à Barragem do Descoberto. O militar estava na corporação havia 13 anos. Ele não resistiu, mesmo após as sucessivas tentativas de reanimação feitas pelos bombeiros.

Um dia antes do incidente com o cabo Renato, duas viaturas da PM capotaram no Setor Bancário Sul, perto do Banco Central. Até a morte do servidor da PM, dos capotamentos registrados, em apenas um houve policiais que ficaram gravemente feridos. Na tarde de 4 de setembro de 2013, o sargento Adriano Ricardo Ferreira teve o antebraço amputado após tombar a viatura que dirigia durante uma perseguição policial. O acidente ocorreu na L4 Norte.

Naquele episódio, o militar estava acompanhado de outros dois companheiros durante a operação, quando perdeu o controle em uma curva e capotou o veículo. As vítimas ficaram presas às ferragens e receberam os primeiros socorros no local. Os bombeiros levaram os três policiais ao Hospital de Base, mas apenas o sargento Ferreira precisou ser internado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?