metropoles.com

Pesquisa: 91,2% dos policiais civis reprovam atual comando da PCDF

Segundo estudo do Sinpol, 90,1% acreditam que categoria deve participar da elaboração da lista tríplice para escolha do diretor-geral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Divulgação/Sinpol
Divulgação/Sinpol
1 de 1 Divulgação/Sinpol - Foto: Foto: Divulgação/Sinpol

Os ânimos acirrados que envolvem o processo eleitoral de escolha da lista tríplice para o cargo de diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prometem se agravar ainda mais. Pela primeira vez na história da corporação, o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) quer participar das eleições. A entidade realizou uma pesquisa de opinião entre os agentes para mensurar o desejo dos servidores em poder opinar sobre o pleito.

Ao todo, 90,1% dos entrevistados acreditam que toda a categoria deve participar do processo de indicação da lista tríplice a ser encaminhada ao governador eleito, Ibaneis Rocha (MDB). Além disso, 89,7% responderam que desejam participar do procedimento de indicação de uma lista a ser encaminhada pelo Sinpol.

A atual gestão da Polícia Civil do Distrito Federal foi reprovada por 91,2% dos policiais civis (70,8% a consideram “péssima”, e 20,4%, “ruim”). Apenas 8,8% julgam a administração do diretor-geral Eric Seba como “ótima”, “boa” ou “razoável”.

A pesquisa, realizada entre a última sexta-feira (26/10) e esta segunda (29), confirmou o desejo dos agentes em terem o direito de votar e ajudar a eleger o novo diretor-geral da PCDF. O estudo ouviu 1.473 policiais. Desse total: 75,1% são agentes de polícia; 9,7%, escrivães; 7,6%, agentes policiais de custódia; 3,5% papiloscopistas; 2,2%, delegados; 1,5%, peritos criminais; e 0,5%, peritos médico-legistas.

Tempo de serviço
Os policiais civis com mais tempo de serviço correspondem à maioria dos que preencheram o formulário: 26% integram a instituição há até 20 anos; 11,5%, há até 25; e 23%, há mais de 25 anos.

Aqueles que têm até cinco anos de serviço correspondem a 18,2% do universo de entrevistados. Policiais civis com até 10 anos na corporação correspondem a 8,2%; e os com até 15 anos de experiência correspondem a 13,2% dos que responderam à pesquisa.

O sindicato também perguntou se a categoria é favorável a um mandato fixo de dois anos, prorrogável por mais dois, para o cargo de diretor-geral da PCDF: 81,3% concordaram. A proposta, ainda que amplamente aceita pelos policiais civis, precisa ser regulamentada por lei.

Quase a totalidade dos policiais civis considerados – 98,2% – também acredita que o diretor-geral deve defender, de forma concreta e inequívoca, a recomposição salarial da categoria, a qual ao longo de nove anos já acumula 60% de perdas inflacionárias. Percentual semelhante – 98,3% – defende que o novo diretor precisa manter uma boa relação com a classe.

Pleitos
O Sinpol também mensurou com os policiais civis quais outros pleitos – além da recomposição das perdas salariais e da assistência à saúde – precisam ser incorporados às propostas dos candidatos a diretor-geral. Nesse quesito da pesquisa, os entrevistados eram instruídos a avaliar, com nota de 0 a 5, qual a importância de cada reivindicação (0 correspondendo a “pouco importante”, sendo 5 “muito importante”).

Considerando os percentuais de “muito importante”, a lista de reivindicações fica assim: aumento do efetivo (90%), majoração do auxílio-alimentação (87,8%), atualização das atribuições dos cargos (83,6%), pagamento das licenças-prêmio em pecúnia (81,2%), auxílio por serviço voluntário (78,9%), regulamentação do sobreaviso (77,4%) e auxílio-moradia (77,4%).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?