PCDF prende quadrilha que praticava fraudes no Nota Legal
O grupo investigado montou um esquema para desviar os créditos dos contribuintes e destiná-los a pessoas ligadas à organização criminosa
atualizado
Compartilhar notícia
A Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) deflagrou uma operação, na manhã desta quinta-feira (24/5), para desarticular esquema que fraudava o programa Nota Legal.
Foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e três de busca e apreensão. Após perceber a presença da polícia, um dos investigados jogou o computador em um tanque de água.
Uma das prisões foi realizada em Ceilândia. Segundo informações preliminares, o grupo investigado teria montado um esquema para desviar os créditos dos contribuintes e destiná-los a pessoas ligadas à organização criminosa.
A operação é um desdobramento de outra realizada em janeiro, pela própria delegacia, contra tentativa de fraudar 263 cadastros do programa Nota Legal. Parte das vítimas teve os créditos repassados a terceiros sem o consentimento.
O caso começou a ser investigado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) depois que uma mulher comunicou que R$ 800 em créditos “desapareceram”. O suposto autor da irregularidade conseguiu acesso aos nomes, e-mails e números de documentos dos consumidores, modificou o endereço de e-mail registrado e repassou os créditos para pagamento de IPTU e IPVA de terceiros.
Aguarde mais informações