PCDF prende quadrilha que furta carros em questão de segundos no DF
O bando é suspeito de roubar ao menos 30 carros nos primeiros meses de 2019. Grupo atuava sempre em áreas nobres de Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
Parte de uma quadrilha especializada em furto de veículos foi desarticulada pela Polícia Civil do DF na noite dessa quinta-feira (13/06/2019). Segundo a investigação, ao menos 30 carros foram roubados nos primeiros meses de 2019 pelo grupo, que atuava em áreas nobres de Brasília. Os desmanches eram realizados no Setor H Norte, em Taguatinga, e na cidade goiana de Cristalina. Os criminosos, todos moradores do Entorno do DF, tinham como alvo veículos estacionados na região do Plano Piloto. A Operação Saída Sul, desencadeada pela Divisão de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos, prendeu três dos autores.
A ação, vinculada à Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri), começou a ser executada após os suspeitos Leandro Moreira Duarte, Evandro Pereira Fernandes e Vitor Ferreira da Silva furtarem um Troller, na Rodoviária Interestadual de Brasília, e um GM Kadett, no estacionamento do BRT de Santa Maria. De acordo com apuração, a quadrilha tinha como costume deixar o carro “esfriando” por até 24 horas, para evitar prisões logo após o crime.
Nos últimos quatro meses, os investigadores acompanharam os passos do criminosos e registraram imagens deles em ação. Em uma delas, após olharem para os lados e se certificarem que não havia policiais, os suspeitos estacionaram um carro ao lado da caminhonete que seria furtada. Em questão de segundos, a porta é aberta, a ligação direta é feita, e o carro levado pelos ladrões. Neste caso, os policiais conseguiram recuperar a S-10 levada pelo bando (veja vídeo).
Após escolherem os carros, os ladrões usavam centrais (equipamentos que facilitam a ligação direta) para acionar o motor e fugir com os veículos. “Eles deixavam os carros em quadras próximas, onde ficavam por até 48 horas esfriando, garantindo, assim, que não seriam rastreados. Então voltavam e resgatavam os carros”, explicou o delegado Bruno Ehndo.
Segundo ele, existem outros integrantes da quadrilha que estão sendo investigados e podem ser presos nos próximos dias. “Outros elementos vinculados aos presos, também autores de furto e receptação de veículos, já foram identificados e continuam sendo investigados pela divisão”, disse.