PCDF prende em Águas Claras integrante de facção embrionária do PCC
José Roberto tem condenações que superam 150 anos. O homem já ficou, aproximadamente, 20 anos atrás das grades
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Civil prendeu um ex-integrante da extinta facção criminosa Serpentes Negras, do Estado de São Paulo, que seria o embrião da facção Primeiro Comando da Capital (PCC). A prisão foi realizada pela Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (DCPI) nesta quinta-feira (13/7).
José Roberto Soares de Souza, 58 anos, estava na residência dele, no Setor Arniqueiras, em Águas Claras. Ele foi preso em cumprimento a mandado de prisão condenatória pela prática de diversos assaltos a banco, informou a polícia.
A carreira criminosa de José Roberto começou no final da década de 1970. Ele chegou a ser preso em diversas ocasiões, contando, segundo ele, com 12 fugas dos diversos estabelecimentos prisionais por onde passou. O assaltante também teria feito parceria com criminosos do Comando Vermelho.José Roberto tem condenações que superam 150 anos. O homem já ficou, aproximadamente, 20 anos atrás das grades. Só no DF, coleciona 25 execuções penais que vão de ameaça a latrocínio.
Segundo o delegado Antônio Dimitrov, trata-se de “um criminoso que segue o dinheiro. Passou por todas as fases de roubo a banco. Fez alianças com facções criminosas de várias partes do Brasil e, aparentemente, estava vivendo tranquilo em Brasília”.
O policial destacou que José Roberto é uma “verdadeira lenda” do crime no país e se refugiava no DF por ter parentes na capital federal. A polícia ainda vai apurar há quanto tempo ele estava aqui e se tem participação em crimes recentes praticados em Brasília.