metropoles.com

PCDF investiga comerciante que fraudava seguro e vendia autopeças roubadas

São cumpridos sete mandados de busca e apreensão em endereços do DF e Entorno. Loja funcionava no Setor H Norte, em Taguatinga

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PCDF/Divulgação
desmanche
1 de 1 desmanche - Foto: PCDF/Divulgação

A Polícia Civil deflagrou a Operação Rédito, na manhã desta quarta-feira (20/05). O objetivo é o combate à indústria de revenda de autopeças ilegais no Setor H Norte, em Taguatinga.

A ação é um desdobramento da Operação Rota da Seda deflagrada no ano passado. Segundo as investigações da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri), o proprietário de um estabelecimento comercial especializado em caminhonetes, localizado na região, usava a loja como fachada para fraudar seguros e adulterar numeração de motores para acobertar a origem ilícita das peças.

Nesta manhã, são cumpridos sete mandados de busca e apreensão em endereços do DF e Entorno, vinculados não só ao proprietário da própria loja mas também em casas de suspeitos que adquiriram e instalaram em suas caminhonetes os motores sem procedência.

Ainda de acordo com a Corpatri, a loja investigada, ao contrário do que determina a Lei do Desmanche (12.977/2014), não tinha autorização para funcionar e, portanto, também estava incursa no crime de exploração ilegal de atividade econômica. A polícia ressaltou que o proprietário valia-se da falta de fiscalização sobre o setor para enriquecer com essa atividade comercial irregular.

5 imagens
Ação visa coibir comercialização clandestina de peças automotivas
É uma continuidade da Operação Rota da Seda, que ocorreu no ano passado
As lojas clandestinas funcionam no Setor H Norte, em Taguatinga
Polícia afirma que comércio clandestino fomenta crimes de furto e roubo de veículos
1 de 5

PCDF deflagrou a Operação Rédito nesta manhã

PCDF/Divulgação
2 de 5

Ação visa coibir comercialização clandestina de peças automotivas

PCDF/Divulgação
3 de 5

É uma continuidade da Operação Rota da Seda, que ocorreu no ano passado

PCDF/Divulgação
4 de 5

As lojas clandestinas funcionam no Setor H Norte, em Taguatinga

PCDF/Divulgação
5 de 5

Polícia afirma que comércio clandestino fomenta crimes de furto e roubo de veículos

PCDF/Divulgação

Medidas
A investigação ainda está em andamento e, a partir das informações colhidas na operação desta quarta-feira, os agentes pretendem localizar outros envolvidos. Todos os investigados poderão ser indiciados pela prática dos crimes de receptação qualificada, adulteração de sinais identificadores e estelionato.

“A Corpatri está determinada em combater essa indústria do comércio de autopeças ilegais no DF. Sabemos que muitos entenderam a mensagem dada com a Operação Rota da Seda e cessaram suas atividades. Aqueles que ainda insistem, não tarda também acabaram na cadeia”, destacou o delegado-chefe da Corpatri, André Leite.

“Não restam dúvidas que essas lojas do H Norte são as grandes fomentadoras de roubos e furtos de veículos no DF. Se fecharmos metade das lojas clandestinas que lá se encontram, no mês seguinte, certamente haverá uma queda diretamente proporcional nesse tipo de criminalidade”, completou o delegado Erick Sallum, que também participa da operação.

A delegada Isabela Albino, responsável pela Operação Rédito, reforça que a corporação busca um trabalho conjunto com o Departamento de Trânsito (Detran). “A repressão penal deve se somar à fiscalização administrativa. A PCDF precisa, por delegação, também possuir o poder de interdição destes estabelecimentos”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?