metropoles.com

PCDF: 200 agentes vão trabalhar nos plantões das delegacias, diz GDF

Unidades do Núcleo Bandeirante e de Ceilândia Norte voltaram a operar 24 horas, nesta segunda (7/1). Servidores ganharão horas extras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
11ª DP
1 de 1 11ª DP - Foto: Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

Um acidente de trânsito envolvendo dois carros e uma moto foi a primeira ocorrência registrada na 11ª Delegacia de Polícia (Núcleo Bandeirante) na noite desta segunda-feira (7/1) – o primeiro dia em que a unidade voltou a funcionar à noite.

Ao lado da 19ª Delegacia de Polícia (Ceilândia Norte), essa foi uma das duas delegacias que, após meses abrindo apenas durante o dia, voltaram a operar 24 horas, sete dias por semana, e deram largada no cumprimento da promessa de campanha de Ibaneis Rocha (MDB) de reabrir todas as DPs durante o plantão noturno.

Voluntários foram escalados dentro da corporação para cumprir a jornada do serão. Ao todo, conforme informou o vice-governador, Paco Britto, 200 agentes se habilitaram para, em suas folgas, trabalharem nas delegacias reabertas, mediante remuneração pelas horas extras.

“Nós temos 12 delegacias para serem reabertas ainda. Esse é o começo do cumprimento das promessas do governo Ibaneis na área de segurança. E a reabertura das outras depende só do remanejamento de verbas pelo secretário de Fazenda, André Clemente”, pontuou.

Para o diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Robson Cândido, a escolha das unidades de Ceilândia Norte e do Núcleo Bandeirante é estratégica.

Em Ceilândia, devido aos altos índices de criminalidade na cidade, sobretudo na área de cobertura da 19ª DP; no Núcleo Bandeirante, a questão se deve à grande densidade populacional de pessoas que estavam sem a devida cobertura. Além desta cidade, moradores do Park Way e da Candangolândia tinham de se deslocar a Taguatinga Sul para registrar ocorrências à noite.

O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil (Sindepo), Rafael Sampaio, acredita que a reabertura das delegacias trará o índice de criminalidade de volta à realidade.

“No mês em que houve o fechamento, o número de registros caiu de 38 mil para 33 mil. Conforme as delegacias forem sendo reabertas, haverá aumento no número registros, o que não significa aumento na criminalidade”, conclui.

3 imagens
O vice-governador, Paco Britto, foi à 11ª DP
O diretor-geral da PCDF, Robson Cândido, e o presidente do Sindepo, Rafael Sampaio, com a equipe que fará o plantão noturno da 11ª DP
1 de 3

Rafael Sampaio, presidente do Sindepo

Vinicius Santa Rosa/Metrópoles
2 de 3

O vice-governador, Paco Britto, foi à 11ª DP

Vinicius Santa Rosa/Metrópoles
3 de 3

O diretor-geral da PCDF, Robson Cândido, e o presidente do Sindepo, Rafael Sampaio, com a equipe que fará o plantão noturno da 11ª DP

Vinicius Santa Rosa/Metrópoles

Por meio de nota, o Sindicato dos Policiais (Sinpol) informou que a reabertura de duas delegacias em horário integral é “louvável” dentro de uma concepção de nova política pública na área de segurança.

“O funcionamento de delegacias em horário cheio possibilita o imediato acesso da população à prestação do serviço público de repressão ao crime, atividade precípua da PCDF”, disse a entidade, em nota.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?