metropoles.com

“O sentimento é de revolta”, diz viúva do ciclista José Leonardo

O esportista foi brutalmente assassinado, no Recanto das Emas, e era pai de 7 filhos. O corpo será velado nesta segunda-feira (28/12), a partir das 13h, no Cemitério de Taguatinga

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
AsvPMV9jt1Tqpigbewd3gi6qNvcjK-cxAyKdUKXsUCdY
1 de 1 AsvPMV9jt1Tqpigbewd3gi6qNvcjK-cxAyKdUKXsUCdY - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O corpo do ciclista José Leonardo, assassinado no Recanto das Emas, neste domingo (27/12), será velado na segunda-feira (28), a partir das 13h, no Cemitério de Taguatinga. O crime ocorreu na DF-001, por volta das 8h30, próximo à Quadra 800 do Recanto das Emas.

A família ainda está em choque. Ele trabalhava como serígrafo, tinha 7 filhos e era casado.

Daniel Ferreira/Metrópoles

Os filhos se lembrarão de um pai carinhoso e alegre. “Ele era uma pessoa muito alegre, piadista. Minha primeira bicicleta foi ele que me deu”, relembra a filha mais velha, Letícia Santos, de 19 anos.

O sentimento é de revolta, pois por causa da falta de segurança um pai de família, respeitador, dedicado ao esporte teve a vida tirada. Ele estava sempre presente, era brincalhão e querido por todos

Valmira de Souza, 38 anos, mulher de Leonardo

Amigos se reuniram para consolar a família. “A bicicleta era uma paixão. Ele estava treinando para uma competição de 70 quilômetros. Éramos amigos desde infância. Ele jogava bola, mas machucou o joelho e passou a pedalar. É revoltante, pois mesmo com a Justiça, a vida do Leo não será trazida de volta”, afirma o amigo Francisco Dias Neto.

Daniel Ferreira/Metrópoles
Francisco Dias Neto, amigo de José Leonardo

Quando o crime ocorreu, Leonardo aproveitava o fim de semana para pedalar até Luziânia. O esporte era seu passatempo favorito. “Quando lembro dele, só me vêm momentos felizes. Ele morou aqui no setor O desde criança. Só saiu quando casou. Era um ótimo pai e irmão. Ele estava indo para Luziânia de bike. Costumava viajar de bicicleta. A bike era quase suas pernas”, conta a irmã da vítima, Tatiane Trindade de Nóbrega, 33 anos.

Toda a família estava reunida na casa do pai de Leonardo, na QNO 17, em Ceilândia, onde ele morou quase a vida toda. O clima era de tristeza e indignação pela forma como Léo, como era conhecido entre amigos, morreu. “Ele jamais reagiria a um assalto. Era muito tranquilo”, disse a irmã.

Um protesto foi agendado por grupos de ciclistas, para esta segunda-feira (28), às 18h, na Praça do Relógio, em Taguatinga, para pedir mais segurança. No mesmo dia do crime, a Polícia Civil prendeu o responsável pelo assassinato. O autor é Ademir Mendes Rodrigues, de 18 anos, conforme informou o delegado da 27ª DP (Recanto das Emas), Hermes Dantas. Ele faz parte de uma quadrilha já conhecida pelos policiais da região, a PC 800, responsável por vários crimes na cidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?