Número de adolescentes apreendidos no DF em 2016 supera total de 2015
De janeiro a 11 de julho deste ano, foram 818 jovens apreendidos. Nos 12 meses do ano passado, o número foi de 714. Os atos infracionais mais praticados pelos adolescentes são homicídio, latrocínio, tráfico de drogas, roubo e receptação
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Civil do Distrito Federal vem intensificando os cumprimentos de mandados de busca e apreensão de adolescentes infratores neste ano. Entre 1º de janeiro e 11 de julho, a corporação apreendeu 818 menores. O dado representa 93,5% do total de 875 ordens em aberto. Em 2015, o número de apreensões foi de 714 — 12% a menos do que no atual período.
Só no primeiro semestre, as unidades que compõem o Departamento de Polícia Especializada (DPE) apreenderam 523 adolescentes em flagrante, número superior ao de adultos, que soma 366. A diferença é de 42% .As duas Delegacias da Criança e do Adolescente (DCA) têm uma seção específica para o cumprimento de mandados de busca e apreensão. Neste ano, a equipe da unidade que funciona na Asa Norte foi fortalecida.
Transferimos mais agentes para o setor, o que reforçou o trabalho. A Polícia Civil como um todo busca dar prioridade para esse caso, uma vez que a maior parte dos menores com mandados em aberto continua a cometer atos infracionais graves. Estimamos que 90% dos apreendidos são reincidentes
Alessandra Lacerda, delegada-chefe da DCA I
O número de participação de adolescentes em gangues do Distrito Federal também ajuda a engrossar a estatística. “Fizemos uma operação conjunta em Planaltina e apreendemos mais de 30 menores. Em apenas um dia de serviço no Paranoá, foram 18 apreensões”, ressalta a delegada.
Os atos infracionais mais praticados pelos adolescentes são homicídio, latrocínio, tráfico de drogas, roubo e receptação, respectivamente. A titular conta que estabeleceu uma meta de 10 cumprimentos de mandados por semana. Os agentes também passam por treinamento e são qualificados para a função.
Números da Polícia Civil
O primeiro semestre fechou com saldo positivo para a Polícia Civil. Em apenas cinco meses, foram realizadas 65 operações policiais. As ações resultaram em R$ 2,3 milhões em mercadorias ilegais apreendidas.
No mesmo período, as delegacias especializadas retiraram 2,3 toneladas de drogas das ruas. As principais foram maconha, cocaína e haxixe, respectivamente. De janeiro a maio, também foram recuperados pelo DPE 171 veículos.