No DF, 876 presos serão beneficiados pelo “saidão de festa junina”
Os detentos vão deixar a unidade prisional a partir das 7h desta sexta-feira (9/6) e deverão retornar até as 10h de segunda-feira (12)
atualizado
Compartilhar notícia
Os internos do sistema penitenciário do Distrito Federal serão beneficiados pelo “saidão de festas juninas” nesta sexta-feira (9/6). Segundo a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, 876 internos vão desfrutar da terceira saída especial de 2017. Eles deixarão a unidade prisional a partir das 7h e deverão retornar até as 10h de segunda (12).
A medida vai beneficiar presos que cumprem pena no regime semiaberto e que têm autorização de trabalho externo, saídas temporárias ou que já saíram em datas comemorativas nos outros anos. De acordo com a secretaria, quem não retornar no dia e no horário previstos será considerado foragido e poderá perder direito ao semiaberto, além de responder a inquérito disciplinar.
Do total de presos, 42 são mulheres. Em 2016 foram seis saídas: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal e Ano Novo.
Saídas temporárias de 2017Este ano, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDF) determinou 10 saídas temporárias, que correspondem a 35 dias. Duas delas foram na Páscoa e Dia das Mães.
Na saída de maio, 877 internos receberam o benefício, sendo que 12 não retornaram e, destes, dois foram recapturados, de acordo com a SSP/DF.
As saídas não são, necessariamente, vinculadas a datas comemorativas.