metropoles.com

Nas Olimpíadas, DF terá reforço de 4,5 mil agentes de segurança

Efetivo vai atuar exclusivamente nas áreas de treinamento, pontos turísticos, no Mané Garrincha e na movimentação dos atletas. Forças garantem que estão preparadas para eventuais ameaças de atentados terroristas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
olimpíada, segurança
1 de 1 olimpíada, segurança - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Distrito Federal terá o reforço de 4,5 mil agentes de segurança nas Olimpíadas. O esquema especial começa no próximo domingo (24/7), quando a primeira delegação, a de futebol do Iraque, desembarca na capital do país. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (15). Quanto a ameaças de ataques terroristas, as forças garantem estar preparadas para garantir a paz  a quem estiver em Brasília.

O contingente extra terá como prioridade os centros de treinamento, estádio e hotéis usados pelas delegações, além dos pontos turísticos, já que a previsão é de que até 300 mil visitantes venham ao DF durante os jogos. “Serão 44 agências envolvidas. O intuito é repetir o sucesso obtido durante as copas das Confederações e do Mundo, quando Brasília foi considerada a cidade mais segura”, afirmou o coordenador da comissão distrital de segurança para os jogos olímpicos, coronel Paulo Roberto Batista de Oliveira. Durante a Copa, cerca de 11 mil agentes estiveram no DF.

Para garantir a tranquilidade nas 10 partidas de futebol realizadas entre os dias 4 e 13 de agosto, no Mané Garrincha, as forças devem reforçar operações na cidade, inclusive com bloqueios de trânsito. Além desse efetivo, o contingente destinado ao policiamento ostensivo e preventivo será mantido, bem como aquele destinado a operações de rotina, como blitz de trânsito. Entre os pontos turísticos, terão reforço a Torre de TV, a Catedral e a Esplanada dos Ministérios, locais mais procurados durante a Copa.

Quanto à preocupação com atos terroristas, Oliveira considera que a cidade estará preparada: “O protocolo conta com 25 situações de terrorismo, incluindo casos semelhantes ao ocorrido em Nice, na França, na quinta (14). As forças de segurança garantirão a paz dos torcedores e atletas”.

Impeachment e cassação
A secretária de Segurança Pública e Paz Social, Márcia de Alencar (foto de destaque), ressaltou que, além dos jogos, a época será marcada por decisões políticas, uma vez que está prevista a votação, no Senado, do pedido de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT), e da cassação do mandato do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). “Estaremos preparados para lidar com as partidas e votações no Congresso que acontecerão simultaneamente”.

Entre os protocolos de segurança assinados nesta sexta, três receberam atenção especial: a área interna e o entorno do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, a região do hotel oficial das delegações e os quatro centros de treinamento que atenderão as seleções (Cave, Bezerrão, Centro de Capacitação Física dos Bombeiros e Abadião).

“A divisão de responsabilidades está muito clara, e todos sabem o que cada um tem de fazer.” Para utilizar os recursos e a capacidade de resposta das forças de segurança da melhor forma possível, foram identificados quais serão os principais impactos em diferentes áreas da cidade e traçou-se um planejamento conjunto da operação.

O coronel explica ainda que a organização considera as necessidades dos turistas e torcedores, mas também dos moradores. “Todo o planejamento tem o foco de trazer um ambiente de segurança, tranquilidade e paz para que tudo ocorra sem transtornos e cause o menor impacto possível na rotina da população.”

 

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?