metropoles.com

Moradores de quadra da Asa Norte relatam seguidos roubos de fios de energia

Facilidade dos ladrões em levar os cabos chamam a atenção. Foram pelo menos três só em agosto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Moradores da quadra 716 da Asa Norte têm enfrentado um constante problema de furtos de cabos de energia nos últimos meses. Segundo vizinhos, foram pelo menos três crimes idênticos só no mês de agosto e alguns já tiveram prejuízo com as oscilações de luz.

Conforme conta a prefeita da quadra, Emília Fernandes, 76 anos, os roubos se tornaram rotineiros de uma hora para a outra. “Sempre teve, mas começou a ser algo que toda vez que a CEB [Companhia Energética de Brasília] arrumava, o pessoal roubava de novo”, explica.

Tudo é feito muito rápido, diz ela. Quando um vizinho percebe e chama a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), já não dá mais tempo. “Parece que são profissionais bem experientes. É questão de poucos minutos e não fazem barulho. Muitas vezes só no dia seguinte, quando a luz oscila, que a gente percebe”, conta.

Segundo a prefeita, alguns moradores da quadra já sofreram até prejuízos materiais com eletrodomésticos queimados ou o portão de casa. Um vizinho já relatou perdas de R$ 1 mil.

Também residente da quadra, o aposentado José Ricardo Zani tem uma das caixas subterrâneas de energia bem em frente à casa e se surpreende com a ação dos ladrões. “Ela fica em um lugar iluminado e, mesmo assim, levam”, diz.

De acordo como ele, esta última semana só foi mais tranquila após a PM conseguir flagrar a ação. “Um deles foi preso. Só em agosto tinha sido umas três vezes. Agora parece que melhorou”, detalha.

2 imagens
Funcionários da CEB fazem manutenção nos cabos de energia furtados
1 de 2

Reclamação é de moradores da 716 norte

Google Street View/Reprodução
2 de 2

Funcionários da CEB fazem manutenção nos cabos de energia furtados

Imagem ilustrativa
O que diz a CEB

Procurada, a CEB, informou que, nesses casos, a área técnica de manutenção de rede registra o boletim de ocorrência para que haja investigação.

Como ação de prevenção, a companhia diz que vem substituindo os cabos de neutro de cobre por alumínio, já que este metal tem menor valor de mercado. “Também estão sendo instaladas barreiras de concreto para evitar o acesso às caixas subterrâneas”.

Segundo a CEB, as regiões da Asa Norte, Asa Sul e Águas Claras, são os principais alvos dos bandidos por causa das redes subterrâneas.

Neste sentido, no último 21 de maio, a Polícia Civil do DF e a Companhia Energética de Brasília CEB firmaram um acordo de cooperação técnica com o objetivo de coibir crimes praticados contra a distribuidora de energia e reduzir as perdas decorrentes de tais atos.

Já a PMDF disse que “prende constantemente autores destes furtos, porém os suspeitos não ficam detidos e acabam reincidindo no crime”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?