metropoles.com

Indicações estratégicas desenham formação da nova gestão da PCDF

Após a escolha do governador eleito por Robson Cândido em lista tríplice da Polícia Civil, a “cara” da futura cúpula começou a se formar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES
DPE
1 de 1 DPE - Foto: RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

A estrutura da nova gestão da Polícia Civil Distrito Federal (PCDF) começa a ficar clara. Desde a confirmação do delegado Robson Cândido como sucessor de Eric Seba na direção da corporação, anunciada no dia 31 de outubro, a “cara” da nova gestão começa a se formar.

A chefia do Departamento de Polícia Especializada (DPE), complexo de edifícios onde funcionam várias coordenações e delegacias, ficará a cargo de Victor Dan, hoje o delegado-chefe da 23ª DP (P Sul). Ele chegou a concorrer a uma vaga na lista tríplice da instituição, conquistou 110 votos e ficou em sétimo lugar.

Nos últimos dois anos, Dan deflagrou uma série de operações importantes, como a Paiol, que desmantelou um esquema de tráfico de armas no DF; e a Confraria, que desarticulou uma organização criminosa responsável por grilar terras e fomentar o tráfico de drogas no Sol Nascente, em Ceilândia.

Confirmado para o primeiro escalão também está Wellerson Gontijo. Ele será o chefe da Divisão de Gestão da Informação (DGI). Delegado experiente, integra os quadros da corporação há 23 anos. Atuou em várias frentes, como plantonista, cartorário, assessor da Direção-Geral, chefe da 16ª (Planaltina), da 35ª (Sobradinho II) e da Copol (CLDF), coordenador de Inteligência da Secretaria de Justiça e subsecretário de Inteligência. Gontijo foi responsável pela inteligência de grandes eventos em Brasília. Atualmente, chefia a mesma área no Tribunal de Contas do Distrito Federal.

7 imagens
Delegado Benito Tiezzi será o diretor-geral adjunto
Delegado Victor Dan é o novo chefe do DPE
Jeferson Lisboa continua no DPC
Wellerson Gontijo vai chefiar a Divisão de Gestão da Informação (DGI)
1 de 7

Robson Cândido, ex-delegado-geral da Polícia Civil do DF

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 7

Delegado Benito Tiezzi será o diretor-geral adjunto

3 de 7

Delegado Victor Dan é o novo chefe do DPE

Michael Melo/Metrópoles
4 de 7

Jeferson Lisboa continua no DPC

Michael Melo/Metrópoles
5 de 7

OAB-DF/Reprodução
6 de 7

Wellerson Gontijo vai chefiar a Divisão de Gestão da Informação (DGI)

7 de 7

Delegada Gláucia Cristina da Silva vai assumir a academia da PCDF

Mais nomes
O Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) ficará sob o comando de Fernando César Lima de Souza. O delegado estava lotado na 29ª Delegacia de Polícia Civil do Riacho Fundo. Entre outras unidades, passou pela chefia do Departamento de Administração Geral (DAG) e por Taguatinga. Agora, assume posto de destaque na cúpula da corporação.

No rol das mudanças para cargos estratégicos está a nova indicada para chefiar a Academia da Polícia Civil, Gláucia Cristina da Silva. Ela deixará a direção da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin).

Ela estava à frente da unidade especializada desde a inauguração, em fevereiro de 2016. Considerada de perfil técnico, já passou por unidades importantes, como a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

Dois departamentos estratégicos não sofrerão mudanças. O delegado Jeferson Lisboa seguirá à frente do Departamento de Polícia Circunscricional (DPC), responsável pelas 34 delegacias espalhadas em Brasília e nas regiões administrativas. Silvério Moita permanecerá no Departamento de Administração Geral (DAG) da corporação.

Na quarta (7), o Metrópoles já havia antecipado a confirmação de Anderson Espíndola para a chefiada corregedoria-geral da Polícia Civil. E de Benito Tiezzi, que será o diretor-geral adjunto da PCDF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?