metropoles.com

Impasse no reajuste deixa policiais civis do DF em estado de alerta

Convocação do Sinpol-DF nesta quarta-feira (11/09/2019) aprovou “estado permanente de assembleia”, o que descarta formalidade para atos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sinpol-DF/Divulgação
Assembleia-da-Sinpol
1 de 1 Assembleia-da-Sinpol - Foto: Sinpol-DF/Divulgação

Os policiais civis do Distrito Federal decidiram entrar em “estado permanente de assembleia” e se preparam para realizar mobilizações nas próximas semanas. Ambas as deliberações foram aprovadas durante assembleia geral extraordinária, realizada pelo sindicato da categoria (Sinpol-DF) nesta quarta-feira (11/09/2019). Mais de 800 filiados participaram do evento. Na prática, os policiais não precisam mais marcar assembleia com antecedência, publicar editais em jornais de grande circulação e outros requisitos necessários para a realização do ato. A partir de agora, em qualquer momento, a categoria pode se reunir e deliberar ações e novas iniciativas – como uma paralisação.

O posicionamento ocorreu após a diretoria da entidade falar sobre os resultados da reunião realizada com o governador Ibaneis Rocha (MDB) e o diretor-geral da Polícia Civil do DF, Robson Cândido, na noite da última terça-feira (10/11/2019). A diretoria da entidade demonstrou preocupação com a possibilidade de condicionar a recomposição salarial à edição de uma medida provisória (MP) para mudar a gestão do Fundo Constitucional do DF (FCDF) do governo federal para o governo local.

Perdas salariais

Para o Sinpol, a mudança “pode atrasar ainda mais a recuperação das perdas salariais dos últimos 10 anos, uma vez que as negociações estariam paralisadas novamente até que a gestão do FCDF seja definida”. A promessa aos policiais civis, até então, era a de que a MP encaminhada pela Casa Civil da Presidência da República garantiria o reajuste e seria editada após a reforma da Previdência no Congresso, que tem previsão de ser finalizada até o fim de setembro ou início de outubro.

A indefinição deixa os policiais em estado de alerta, e o Sinpol-DF deve reunir a categoria novamente nas próximas semanas. A proposta será “definir as ações de mobilização acarretadas pela demora da recomposição salarial”. Além disso, buscarão mais informações com os governos federal e do Distrito Federal.

A reportagem entrou em contato com o GDF, que preferiu não se pronunciar sobre o assunto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?