Ibaneis diz que espera consenso em lista tríplice para comando da PCDF
Emedebista respeitará indicações, mas afirmou que os nomes apresentados precisam representar tanto delegados quanto agentes
atualizado
Compartilhar notícia
Eleito governador do Distrito Federal neste domingo (28/10), Ibaneis Rocha (MDB) revelou ao Metrópoles, na primeira entrevista exclusiva concedida após o anúncio do resultado das urnas, que espera um consenso entre o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) e o Sindicato dos Delegados da Polícia Civil (Sindepo) na elaboração de uma lista tríplice da qual sairá o nome do próximo diretor-geral da corporação.
Desde 2012, a categoria apresenta lista tríplice ao governador para indicar seus quadros preferidos. No entanto, paralelamente ao trabalho do Sindepo, o Sinpol também se organiza para indicar três nomes. Assim, Ibaneis pode receber duas listas diferentes em seu gabinete. E seria difícil escolher uma delas sem arranhar a imagem com os demais membros da categoria.
“Assumi a lista tríplice e vou cumprir. Espero que eles cheguem a um consenso para que tanto agentes quanto delegados tenham nomes em comum”, afirmou Ibaneis.
O candidato eleito ainda disse que já conversou com representantes do Sinpol sobre o assunto. “Pedi que eles pegassem os nomes do Sindepo e fizessem uma votação entre eles. Se ali aparecerem nomes de consenso, nós indicaremos um deles.”
Foi justamente com base nessa pré-seleção que os últimos dois diretores-gerais, Eric Seba e Jorge Xavier, chegaram ao comando da corporação.
Força política
A disputa fervorosa pela chefia da Polícia Civil tem justificativa. Depois do cargo de governador, o chefe da corporação é considerado um dos mais poderosos na estrutura do governo. Passa pelo diretor-geral toda a sorte de informações estratégicas.
Em reportagem publicada na quarta-feira (24/10), o Metrópoles mostrou com estão os bastidores da disputa.