metropoles.com

Hospital de Campanha na Papuda deve ficar pronto em 10 dias

Neste sábado (11/04), representantes da Sesipe e da Secretaria de Saúde foram ao local para definir como será a construção da unidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felliciano/Metrópoles
Presos poderão enviar cartas eletrônicas para amigos e familiares
1 de 1 Presos poderão enviar cartas eletrônicas para amigos e familiares - Foto: Rafaela Felliciano/Metrópoles

Em visita ao Complexo Penitenciário da Papuda, na manhã deste sábado (11/04), representantes da Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) e da Secretaria de Saúde analisaram possíveis locais para a construção do Hospital de Campanha que atenderá os presos contaminados com coronavírus. As propostas de layout da nova unidade de saúde serão enviadas à Vara de Execuções Penais (VEP) nesta segunda-feira (13/04).

A definição deve levar em consideração aspectos de segurança, saúde e estrutura arquitetônica. A estimativa para conclusão da obra é de 10 dias, a contar da data de escolha da área. A Secretaria de Saúde informou que a estrutura terá 10 leitos com suporte de ventilação mecânica e 30 de retaguarda para internação. “Visa reforçar a estrutura de saúde já existente no complexo e dar suporte para quaisquer necessidade que possa surgir”, destacou a pasta.

O número de presos infectados com a doença na Papuda subiu para 14 durante a Sexta-Feira Santa, conforme divulgado pelo MP. Até quinta-feira (09/04), apenas um havia testado positivo. Agora, são cinco no Centro de Internamento e Reeducação (CIR) e nove no Centro de Detenção Provisória (CDP). Há também 19 servidores do sistema penitenciário contaminados.

Nessa sexta-feira (10/04), foi iniciada a aplicação de testes rápidos nas penitenciárias do Distrito Federal. Como mostrado pelo Metrópoles durante a semana, entidades de direitos humanos, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Câmara Legislativa local estão preocupadas com a disseminação da doença nas cadeias do DF.

De acordo com o MP, somente nessa sexta (10/04) seis policiais penais testaram positivo para o novo coronavírus. Todos estão afastados das funções. Conforme o último boletim da Secretaria de Saúde, o DF registra, até o momento, 14 mortes e 563 infectados por Covid-19.

Testes

Em nota, a Secretaria de Saúde do DF (SES) não confirmou os dados divulgados pelo MPDFT. A pasta informou que, nessa sexta (10/04), foram examinados 332 internos e 126 servidores do sistema prisional. Pontuou ainda que a avaliação médico/sanitária incluiu testes rápidos para Covid-19.

“Em alguns casos, conforme indicação de protocolos, fez-se necessária a realização das coletas de secreção de narina e garganta (Swab) para exame de PCR para Covid-19”, diz trecho do comunicado. A secretaria destacou que, só assim, poderia “apresentar resultados conclusivos confiáveis”. E concluiu: “Portanto, não há números de contaminados a serem divulgados neste momento”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?