Há risco de rebelião na Papuda, alerta distrital Ricardo Vale
Ele esteve no presídio na manhã desta sexta (16/10). Segundo o parlamentar, visitas a presos estão suspensas há dez dias por conta da greve dos agentes penitenciários
atualizado
Compartilhar notícia
“Há risco de pipocar rebelião a qualquer momento.” O alerta é do presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa, deputado Ricardo Vale (PT), que na manhã desta sexta-feira (16/10) visitou o Complexo Penitenciário da Papuda. A ida ao presídio do Distrito Federal foi motivada pela greve dos agentes penitenciários, que há duas semanas suspendeu as visitas aos detentos.
De acordo com o parlamentar, o clima é de insegurança tanto entre os presos quanto entre os servidores que não aderiram à paralisação. “Está em curso uma rebelião. É preciso tomar providências urgentes”, disse o distrital, que tem encontro agendado nesta tarde com o sindicato da categoria e quer se reunir, também, com o governador Rodrigo Rollemberg (PSB).
O governador precisa abrir negociação com a categoria. É muito séria a situação aqui.
Ricardo Vale, deputado distrital
Os agentes penitenciários estão em greve juntamente com outras categorias de servidores do GDF cobrando o pagamento do reajuste salarial, previsto para setembro, além da contratação de mais dois mil funcionários.
Ricardo Vale conta que tem recebido muitas reclamações de familiares de presos, que também alertam para o clima de insatisfação no presídio. A Papuda conta com 6.500 vagas e tem 14.507 presos.