Golpistas transferiam dinheiro de contas de servidores do GDF
Em apenas um dia, suspeitos obtiveram aproximadamente R$ 27 mil com a fraude. Duas pessoas foram presas
atualizado
Compartilhar notícia
Dois homens investigados por realizar saques fraudulentos no Banco de Brasília (BRB) foram detidos pela Polícia Civil do Distrito Federal na noite dessa terça-feira (15/10/2019). As vítimas são servidores do GDF. Segundo a PCDF, os criminosos fazem parte de uma quadrilha interestadual especializada em fraude financeira.
Pedro Roth Silva Barros e Thiago Henrique Silva (foto principal), de acordo com a Polícia Civil local, tinham acesso às informações das vítimas. Os suspeitos ligavam para os servidores se passando por funcionários do banco e, assim, conseguiam que os próprios clientes passassem o QR Code das contas. Com os dados em mãos, eles realizavam os saques.
Em um esquema sofisticado, os acusados também transferiam recursos para contas de bancos digitais, simulando transações e fazendo a lavagem do dinheiro automaticamente. Em apenas um dia, obtiveram aproximadamente R$ 27 mil com o golpe.
A investigação foi conduzida pela Delegacia Especial de Crimes Cibernéticos (DRCC) em conjunto com a 30ª Delegacia de Polícia (São Sebastião). Durante a ação, os policiais apreenderam celulares, cartões, comprovantes bancários e máquina de cartão.
Por meio de nota, o BRB informou que atua em conjunto com a Polícia Civil do DF para desarticular quadrilhas e prender os responsáveis. E que alerta seus clientes, com frequência, sobre a importância de eles manterem os dados em sigilo e que não solicita informações como senhas, tokens ou QR Codes.
Objetos apreendidos