GDF quer maior integração das forças de segurança para combater o aumento da criminalidade
Em reunião nesta quarta (9/3), governador Rodrigo Rollemberg orientou as forças de segurança a priorizar o combate a roubos a residências, ao comércio e a pedestres
atualizado
Compartilhar notícia
Um dia após a Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social apresentar indicadores que mostram o aumento de roubos e latrocínios no Distrito Federal, o GDF anunciou medidas para tentar evitar que os índices continuem a subir.
Segundo o governador Rodrigo Rollemberg, as ações vão focar as atuações integradas das forças de segurança do Distrito Federal em áreas mapeadas de acordo com os índices criminais e a sensação de insegurança da população. A medida não é nova, mas o Executivo promete intensificar a iniciativa.O mapeamento dessas áreas foi delineado com informações obtidas por meio da Pesquisa Distrital de Segurança, iniciada no ano passado. Ao registrar os dados coletados em cada região, os pesquisadores usaram a técnica de georreferenciamento para associar as informações ao local das ocorrências.
Prevenção no comércio
“Uma vez que temos essas manchas criminais, a proposta para 2016 é atuar em áreas especificas”, afirma a secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar. Uma das ações que se iniciará ainda neste mês com foco no comércio, adianta Márcia, serão visitas de policiais civis e militares a estabelecimentos comerciais com abordagens preventivas.
Combater os roubos a residências, ao comércio e a pedestres — que tiveram aumento no acumulado do ano em relação a 2015 — deverá ser prioridade, destaca o governador. “Precisamos atuar nessas três frentes, esse é o desafio que está colocado para a segurança pública”, avalia. Com informações da Agência Brasília