metropoles.com

GDF quer maior integração das forças de segurança para combater o aumento da criminalidade

Em reunião nesta quarta (9/3), governador Rodrigo Rollemberg orientou as forças de segurança a priorizar o combate a roubos a residências, ao comércio e a pedestres

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro Ventura/Agência Brasília
1 de 1 - Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Um dia após a Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social apresentar indicadores que mostram o aumento de roubos e latrocínios no Distrito Federal, o GDF anunciou medidas para tentar evitar que os índices continuem a subir.

Segundo o governador Rodrigo Rollemberg, as ações vão focar as atuações integradas das forças de segurança do Distrito Federal em áreas mapeadas de acordo com os índices criminais e a sensação de insegurança da população. A medida não é nova, mas o Executivo promete intensificar a iniciativa.

O mapeamento dessas áreas foi delineado com informações obtidas por meio da Pesquisa Distrital de Segurança, iniciada no ano passado. Ao registrar os dados coletados em cada região, os pesquisadores usaram a técnica de georreferenciamento para associar as informações ao local das ocorrências.

Prevenção no comércio
“Uma vez que temos essas manchas criminais, a proposta para 2016 é atuar em áreas especificas”, afirma a secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar. Uma das ações que se iniciará ainda neste mês com foco no comércio, adianta Márcia, serão visitas de policiais civis e militares a estabelecimentos comerciais com abordagens preventivas.

Combater os roubos a residências, ao comércio e a pedestres — que tiveram aumento no acumulado do ano em relação a 2015 — deverá ser prioridade, destaca o governador. “Precisamos atuar nessas três frentes, esse é o desafio que está colocado para a segurança pública”, avalia. Com informações da Agência Brasília

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?