metropoles.com

Furtos de celulares aumentam em 2018. Veja as áreas críticas

As ocorrências cresceram 136% em janeiro e fevereiro. Plano Piloto lidera a lista de casos registrados nas delegacias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock/Foto ilustrativa
Roubo-celular
1 de 1 Roubo-celular - Foto: iStock/Foto ilustrativa

De acordo com balanço divulgado pelo Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), nesta terça-feira (20/3), as ocorrências de furtos de celulares mais que dobraram em janeiro e fevereiro de 2018, em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

Em janeiro de 2017, segundo o Sinpol, foram registrados 372 casos de furtos de celulares. Em fevereiro, o número saltou para 521, totalizando 893 registros nos dois primeiros meses do ano passado.

Já em 2018, apenas em janeiro, as ocorrências somaram 940. Em fevereiro, novo salto: 1.170 ocorrências. Portanto, foram 2.110 aparelhos celulares subtraídos das mãos dos proprietários por conta da ação dos criminosos. É uma média de 1,4 a cada hora.

“Tais números revelam a falta de políticas voltadas para a redução da natureza criminal de furto de celulares. Há um comércio paralelo destes objetos, o qual também não é combatido ou reprimido com ênfase”, afirmou o presidente do Sinpol, Rodrigo Franco.

Onde e quando os furtos ocorrem
O Metrópoles teve acesso, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), aos números oficiais de registros de furtos de celulares, por região administrativa e horário do crime. Os dados contemplam janeiro, fevereiro e os nove primeiros dias de março.

As informações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal apontam que o Plano Piloto é a área mais visada pelos criminosos. Só em 2018, foram 1.072 casos. A maioria dos furtos ocorreu no período noturno, entre 19h e meia-noite.

Em seguida, vem Taguatinga, com 173 ocorrências. O horário de maior incidência, no entanto, é entre o meio-dia e às 19h. Os furtos também acontecem à luz do dia em Ceilândia, região que ficou em terceiro lugar no ranking, com 153 registros no período.

Foram 2.102 furtos de celulares em todo o DF em 2018, conforme informações oficiais. Ou seja, a cada 46 minutos, um celular foi surrupiado do dono na capital do país.

Acionada, a Secretaria de Segurança ainda não se posicionou sobre os dados divulgados pelo Sinpol nesta terça (20).

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?