Fim da paralisação. Policiais civis retomam as atividades neste sábado
Categoria cruzou os braços por 48 horas nesta semana reivindicando reajuste salarial. Operação PCDF Legal continua
atualizado
Compartilhar notícia
O Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) informou, por meio de nota, que as delegacias de polícia retornaram às atividades desde as 8h deste sábado (6/8). Os policiais fizeram uma paralisação de 48 horas nesta semana reivindicando reajuste salarial. Uma nova assembleia está marcada para a segunda (8/8).
“Alertamos, contudo, que as péssimas condições de trabalho impostas pelo GDF à PCDF, como a grave falta de efetivo e os equipamentos obsoletos, poderão resultar em demora no atendimento, na investigação e na prisão de criminosos”, ressaltou a entidade.Na sexta (5), o GDF anunciou que vai cortar o ponto dos policiais civis que aderiram à paralisação iniciada na quinta-feira (4). Segundo o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, a partir do momento em que a greve foi decretada ilegal pela Justiça é obrigação do Estado adotar a medida, conforme decisão judicial. “Eles estão na ilegalidade e enquanto permanecerem parados não receberão”, disse. As negociações com a categoria, segundo Sampaio, voltaram à estaca zero.
Os policiais retomam, também, a segurança das delegações olímpicas que estão no Distrito Federal por terra e ar.
Os policiais, que alegam ter isonomia com a Polícia Federal há 20 anos, estão em negociação com o GDF há mais de um mês. Em reunião na terça (2), o governo ofereceu aumento escalonado: 7% em outubro de 2017; 10% em outubro de 2018; e 10% no mesmo mês de 2019. Já no fim da tarde, durante um novo encontro, surgiram outras duas propostas.
A primeira estipulava 23% em agosto de 2017; 4,75% em janeiro de 2018 e 4,5% em janeiro 2019. Na outra sugestão, os percentuais são de 10% em janeiro de 2017; 13% em agosto de 2017; 4,75% em janeiro de 2018 e 4,50% em janeiro de 2019.