metropoles.com

Exclusivo: DF registra 2,5 mil carros furtados em quatro meses

De janeiro a abril, em média, 20 veículos foram furtados por dia nas ruas do Distrito Federal. O número é 13% maior do que os 2.199 carros levados por bandidos no mesmo período de 2015

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PMDF/Divulgação
1 de 1 PMDF/Divulgação - Foto: null

Com 1,6 milhão de veículos emplacados, o Distrito Federal abriga a frota mais nova do país. A grande circulação de carros transformou os estacionamentos espalhados pela capital da República em terreno fértil para ladrões especializados no furto de veículos. Apenas entre janeiro e abril deste ano, 2,5 mil carros foram levados pelos criminosos, uma média de 20 por dia. O número é 13% maior do que os 2.199 veículos levados por bandidos no mesmo período do ano passado. O Metrópoles teve acesso a números exclusivos que deixaram de ser divulgados pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social desde março do ano passado.

No mapa dos furtos, o Plano Piloto lidera o ranking das regiões quem mais atraem os criminosos. Nas asas Sul e Norte, 528 carros foram furtados entre janeiro e abril deste ano. Ceilândia, a maior cidade do DF, aparece em segundo lugar, com 370 registros de automóveis levados por ladrões. Taguatinga ocupa o terceiro lugar onde mais se furtam veículos, com 249 casos. A cidade de Samambaia ficou com a quarta colocação, com 200 ocorrências nos primeiros quatro meses deste ano.

De acordo com investigações conduzidas pela Polícia Civil, os carros roubados e furtados no DF costumam ter três destinos. São alvos de desmanche – as peças são retiradas e vendidas no mercado paralelo –; são clonados e transportados para outros estados, a exemplo de Goiás e da Bahia; ou acabam usados na prática de outros crimes, como roubos à comércio e até homicídios. No caso da última hipótese, são abandonados e, em seguida, localizados pela Polícia Militar.

Dia e hora para furtar
Segundo as apurações, além dos locais, as autoridades mapearam  o dia da semana e a hora em que mais carros são furtados no DF. Por conta do fluxo de veículos nas ruas durante às sextas-feiras, os criminosos aproveitam para levar os carros sem que os proprietários percebam. A faixa horária mais crítica é justamente das 6h às 18h, quando 287 carros foram furtados apenas no mês de abril.

info_furto_veiculos-1 (1)

Os modelos dos carros preferidos pelos ladrões são os chamados “populares”, principalmente pela liquidez e procura exercida pelos criminosos que alimenta o mercado  paralelo de automóveis roubados e furtados (veja arte). No mês de abril, a lista é liderada pelo VW Gol, com 99 unidades. Em segundo lugar, aparece o Fiat Uno, 80 modelos levados pelos bandidos. O GM Corsa ficou em terceiro, com 35 casos de furtos.

info_furto_veiculos-2 (1)

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Segurança informou que o furto de veículo não faz parte dos crimes contra o patrimônio monitorados de forma prioritária pelo Viva Brasília – Nosso Pacto pela Vida, motivo pelo qual não está no balanço mensal divulgado pela pasta. “Contudo, continuam acessíveis a qualquer cidadão que deseje ter acesso a eles. O mesmo ocorre com o roubo com restrição de liberdade”, explica a nota enviada pela secretaria.

A pasta ressaltou, ainda, que, com relação à divulgação de análises criminais, os documentos são elaborados para orientar o trabalho dos gestores da segurança pública, resultando em ações de combate à criminalidade. “Portanto, por questão de segurança, estas análises não são divulgadas, já que indicam dias, horários e locais de maior incidência dos crimes.”

Quanto ao combate ao furto de veículos, a Polícia Militar reforçou o policiamento ostensivo em todo o Distrito Federal, por meio da operação Redução dos Índices de Criminalidade (RIC), com 800 policiais remanejados das áreas administrativas para as ruas de todo o DF, seguindo as manchas criminais elaboradas a partir de levantamentos da Secretaria de Segurança. A PM também conta com as unidades especializadas para intensificar o patrulhamento e auxiliar nas operações.

 

 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?