metropoles.com

Em 2018, presos do DF não terão saidão de festa junina e de Ano-Novo

Datas para o benefício foram alteradas, mas o número de dias longe das celas continuará o mesmo ao longo do ano: 35

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Google Street View/ Reprodução
Centro de Progressão Penitenciária se Torna um dos principais pontos de tráfico de drogas na cidade
1 de 1 Centro de Progressão Penitenciária se Torna um dos principais pontos de tráfico de drogas na cidade - Foto: Google Street View/ Reprodução

Durante o ano de 2018, os presos do regime semiaberto do Distrito Federal terão a oportunidade de passar 35 dias em liberdade. As “férias” das celas terão a mesma duração do ano anterior, mas a Vara de Execuções Penais (VEP) alterou as datas das “folgas”. Estão fora do calendário os chamados saidões de festas juninas e de Ano-Novo.

A liberdade no período de festas de São João foi estabelecida pela primeira vez em 2017. Os presos puderam circular livremente entre os dias 9 e 12 de junho. A novidade gerou protestos e não será repetida.

De acordo com a VEP, as saídas não são, necessariamente, vinculadas a datas comemorativas. Mas a liberdade temporária será concedida, em 2018, na Páscoa, no Dia das Mães, no Dia dos Pais, no feriado da Independência, no Dia das Crianças, na data da Proclamação da República e também no Natal.

Este ano, os presos do regime semiaberto já foram beneficiados com a liberdade temporária entre os dias 29 de março e 2 de abril. O período, anterior ao Carnaval, não coincidiu com qualquer feriado. No meio do ano, haverá outra “folga” sem feriado: entre 6 e 10 de julho. 

Beneficiados
O saidão é concedido aos detentos cumprindo pena no regime semiaberto e que têm autorização para trabalho externo e saídas temporárias. Os apenados não podem ter ocorrências nos seis meses que antecedem a saída temporária.

O benefício exige reforço na segurança em áreas estratégicas, como na Rodoviária de Brasília e noTrecho 4 do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), onde está localizado o Centro de Progressão Penitenciária, o CPP (foto em destaque). Quem não retorna no dia e no horário previstos é considerado foragido e pode perder direito ao regime semiaberto quando for recapturado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?