metropoles.com

Distrito Federal registrou mais de um assassinato por dia em maio

Foram 38 vítimas, sete a mais do que o mesmo período de 2017. Entre elas, a menina Maria Eduarda, morta no quintal de casa, em Ceilândia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Maria Eduarda2
1 de 1 Maria Eduarda2 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em maio, aumentou o número de pessoas assassinadas no Distrito Federal. Foram 38 mortos, contra 31 no mesmo período do ano passado. De acordo com o balanço divulgado nesta sexta-feira (8/6) pela Secretaria de Segurança Pública, 42 perderam a vida em crimes graves, como homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, ou 13,5% a mais do que o mesmo mês de 2017.

Um dos casos que mais chamou a atenção dos brasilienses foi o de menina assassinada em Ceilândia. A vítima é Maria Eduarda Rodrigues de Amorim (foto em destaque), 5 anos, baleada no quintal de casa, quando ia pegar milho de pipoca para a tia, no dia 21 de maio.

A garotinha completaria seis anos em agosto e morava com a família nos fundos da residência da avó, na QNO 18, Conjunto 36, em Ceilândia. O irmão dela entrava no quintal quando dois homens chegaram em um Voyage preto e fizeram vários disparos. O rapaz sobreviveu.

Maria Eduarda levou três tiros – na cabeça, no tórax e na nádega. Ao ser atingida, caiu no corredor da casa. Foi levada por parentes ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC), mas chegou à unidade de saúde sem os sinais vitais. Os autores eram adolescentes e o motivo seria a guerra de gangues na região. Os envolvidos foram apreendidos semanas depois pela Polícia Civil.

A menina está entre os 39% de vítimas mortas em maio e que não tinham antecedentes criminais. Sete em cada 10 assassinos possuem passagem pela polícia. “Dos 38 assassinatos ocorridos em maio, metade está com autores presos ou identificados”, disse o diretor-geral da Polícia Civil do DF, Eric Seba.

Reprodução

No dia 29 de maio, três menores foram apreendidos e são suspeitos de participação na morte de Maria Eduarda. A Polícia Civil do Distrito Federal disse que o trio estava no carro usado no crime.

Nos cinco primeiros meses do ano ano, 200 pessoas foram assassinadas em todo o Distrito Federal. No balanço da Secretaria de Segurança, em maio, foram 35.172 crimes registrados. O número de estupros caiu de 71 para 34 no período analisado. Em 62% dos casos, as vítimas conheciam os autores.

O número de mortes em pleno Maio Amarelo aumentou no trânsito da capital do país. Neste mês, 26 pessoas perderam a vida nas pistas do DF, contra 17 do mesmo período do ano passado.

Reprodução

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?