DF: Polícia Civil prende assaltantes de motoristas de aplicativo
Uma quadrilha chegou a mandar veículos roubados para as fronteiras com o Paraguai e com a Bolívia
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Civil do Distrito Federal desarticulou dois grupos especializados em assaltos a motoristas de aplicativos. Em duas operações da 21ª Delegacia de Polícia (Pistão Sul), prenderam oito homens e apreenderam oito menores. Há, ainda, dois foragidos.
Segundo as investigações, existiam dois grupos bem articulados. Uma parte foi presa nesta sexta-feira (5/4). Entre fevereiro e março deste ano, foram registrados mais de 15 roubos a motoristas. Todos na região de Taguatinga.
Os autores se passavam por passageiros e pediam o carro na região das boates, na QS 3 de Taguatinga Sul. Ao embarcar, eles anunciavam o roubo e ameaçavam as vítimas com faca, arma ou violência física. A quadrilha chegou a mandar veículos roubados para as fronteiras com o Paraguai e com a Bolívia.
De acordo com o chefe da 21ª DP (Pistão Sul), Luiz Alexandre Gratão, os veículos roubados eram repassados para um receptador ou abandonados e depois “depenados”. Na ação desta sexta, os policiais recuperaram três carros. As equipes também apreenderam diversos objetos pessoais das vítimas.
Segundo o organograma feito pelos investigadores, o grupo era liderado por Jacques Augusto Bernardes Junior, 22 anos. Ele contava com o apoio de Douglas Baldez Silva Alves e Juan Pery Sales. Outros dois maiores pertenciam à quadrilha e estão foragidos. Três adolescentes que também faziam parte da organização criminosa foram apreendidos.
Primeira fase
A primeira fase da operação foi deflagrada no final de fevereiro. Outro grupo, liderado por Arthur da Cunha Leite, 19, foi alvo da PCDF. Os suspeitos, em sua maioria, moravam no Sucupira, região do Riacho Fundo I.
“Os maiores se utilizavam de adolescentes para cometer o crime. Os veículos roubados eram utilizados em outras infrações ou repassados para um receptador de Goiânia”, explicou Gratão. Ainda de acordo com o delegado, há indícios de que a quadrilha enviava alguns veículos para as fronteiras com o Paraguai e com a Bolívia.
Além de Arthur, Igor de Souza Santos, Jhordan Borges da Silva, Pedro Henrique, Deyvison R. da Silva e mais cinco adolescentes foram detidos.
Índices despencam
As prisões refletiram nos índices criminais de Taguatinga. Segundo dados da Polícia Civil, houve queda de 67% nos casos de roubos de veículos na área de Taguatinga Sul, sob responsabilidade da 21ª DP. O dado é referente à segunda quinzena de março e comparada ao mesmo período de janeiro e fevereiro.