metropoles.com

DF não registrou feminicídios em fevereiro, diz secretaria

Segundo a pasta de Segurança Pública, o balanço positivo é resultado das denúncias das população e das ações do governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O mês de fevereiro de 2020 não teve feminicídios registrados pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF). Segundo a pasta, esse é o quinto mês, desde março de 2016, sem casos divulgados nas delegacias da cidade.

Na avaliação do secretário de Segurança, Anderson Torres, o balanço é resultado da participação da população. Também citou programas como a campanha #MetaaColher. A partir de denúncias, a polícia teve condições de agir preventivamente. Neste mês, em homenagem a 8 de março, dia da Mulher, o GDF colocará em marcha diversos ações contra o feminicídio e violência doméstica.

O governo planeja abrir nova unidade a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) em Ceilândia. Além disso, levará campanha educativa com os personagens da Turma da Mônica para as escolas. A ideia é conscientizar a criançada sobre o respeito à mulher, assim como valores de tolerância e empatia.

Segundo a Câmara Técnica de Monitoramento de Homicídio e Feminicídio (CTMHF), da SSP-DF, entre março de 2015 e fevereiro deste ano, 71,3% dos casos de feminicídio ocorreram dentro de residências. Deste total, 79,2% das vítimas não possuíam medida protetiva.

O governo pretende ampliar as medidas protetivas usando tornozeleira eletrônica e botão do pânico para coibir agressores.

No entanto, na segunda-feira (02/03/2020), o governador Ibaneis Rocha (MDB) reclamou do comportamento do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT). Segundo o emedebista, o Judiciário libera criminosos em audiências de custódia e não colaborou para a definição dos protocolos de operação, necessários para ampliação do sistema de proteção.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?