metropoles.com

DF: mulheres vítimas de violência terão dois abrigos no Plano

Codhab abrirá as portas de dois apartamentos de três quartos em Brasília para acolhimento e proteção de mulheres agredidas e ameaçadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Codhab
Codhab
1 de 1 Codhab - Foto: Divulgação/Codhab

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) vai disponibilizar dois apartamentos no Plano Piloto para o acolhimento e proteção de mulheres vítimas de violência.

O órgão assinará convênio com a Polícia Civil para abrir as portas das unidades de três quartos. O objetivo da medida é ajudar no combate aos casos de feminicídios e agressões no DF.

“Essa questão da mulher é muito urgente. Muitas se sentem constrangidas de fazer a denúncia porque não têm para onde ir”, afirmou o presidente da Codhab, Wellington Luiz.

A companhia gastava dinheiro com a manutenção das unidades, sem gerar qualquer resultado. Juntos, os apartamentos geravam uma despesa de R$ 1 mil por mês para a estatal.

“Por questões judiciais, esses imóveis não podem ser vendidos para que os recursos sejam aplicados na habitação popular do GDF. Então, a Codhab resolveu disponibilizá-los para cumprir um papel social”, explicou.

As tratativas com a Polícia Civil para a disponibilização dos imóveis ao programa de proteção a mulheres vítimas de violência estão avançadas.

Confira imagens de um dos novos refúgios:

5 imagens
1 de 5

Divulgação/Codhab
2 de 5

Divulgação/Codhab
3 de 5

Divulgação/Codhab
4 de 5

Divulgação/Codhab
5 de 5

 

“Nesses apartamentos a polícia terá melhores condições e monitoramento e socorro”, pontuou o presidente do órgão. A intenção da companhia é selar um termo de cessão para o uso social dos imóveis.

Para facilitar a transição, a Codhab continuará arcando com as despesas de condomínio, energia e água. “Até para que o processo seja mais célere”, arrematou.

“A gente acredita que pode abrigar um número considerável de mulheres e famílias”, comentou. Uma unidade, por exemplo, está completamente mobiliada.

Do ponto de vista de Wellington, a destinação das mulheres ficará a cargo da Delegacia Especial de Atendimento da Mulher (Deam). Por questão de segurança, os endereços foram mantidos em sigilo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?