metropoles.com

Detentas do DF receberão visitas virtuais de parentes durante a pandemia

Seap prevê 30 visitas por dia, com três minutos para cada uma das presas da Penitenciária Feminina do Distrito Federal, a Colmeia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
SSP-DF/Divulgação
Detenta se comunicando por tablet
1 de 1 Detenta se comunicando por tablet - Foto: SSP-DF/Divulgação

Internas da Penitenciária Feminina do Distrito Federal, também conhecida como Colmeia, serão as primeiras a utilizarem o recurso de visita virtual que será implementado no sistema penitenciário do DF para assegurar o contato entre presos e família durante a pandemia do novo coronavírus. As visitas presenciais estão suspensas para reduzir o risco de contágio pela Covid-19.

As ligações de vídeo, por meio do aplicativo WhatsApp instalado em tablets, ocorrerão de segunda a sexta-feira. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), por dia, poderão ser realizadas até 30 ligações, de 3 minutos cada. O agendamento ocorre após indicação do interno ou interna sobre o familiar ou amigo cadastrado e autorizado como visitante.

Antes da ligação ser realizada, será feito um contato prévio com o familiar ou amigo cadastrado. Mas o objetivo é disponibilizar os horários por meio do site da pasta.

“Por isso é tão importante que o cadastro do visitante esteja atualizado, mesmo com a suspensão das visitas presenciais”, disse o secretário de Administração Penitenciária, Adval Cardoso.

5 imagens
Atualmente há 654 detentos na PFDF, entre os quais 547 mulheres e mais 107 pessoas de ambos os gêneros na ala de tratamento psiquiátrico
Norte-americana foi levada para penitenciária feminina
1 de 5

As visitas na Penitenciária Feminina está restrita desde o início da pandemia

Antônio Cruz/ABr
2 de 5

Atualmente há 654 detentos na PFDF, entre os quais 547 mulheres e mais 107 pessoas de ambos os gêneros na ala de tratamento psiquiátrico

Arquivo/Agência Brasil
3 de 5

Reprodução/Google Street View
4 de 5

Norte-americana foi levada para penitenciária feminina

Reprodução/Google Street View
5 de 5

UNODC/Reprodução

 

Ala psiquiátrica beneficiada

Considerado pioneiro, o novo formato de visita será estendido aos demais presídios. A medida foi uma iniciativa conjunta entre Seap, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a Vara de Execução Penal (VEP) e o Departamento Penitenciário (Depen). Internos da Ala de Tratamento Psiquiátrico (ATP) também terão acesso ao novo formato de comunicação.

Atualmente há 654 detentos na Penitenciária Feminina, entre as quais 547 mulheres e mais 107 pessoas de ambos os gêneros na ATP. Até o momento, não há registro de casos de coronavírus na unidade. (Com informações da Agência Brasília)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?