Dentista tem carro furtado enquanto esperava emplacamento no Detran
Crime ocorreu na unidade do órgão que funciona no Shopping Popular. Polícia Civil investiga pelo menos mais um caso registrado no mesmo local. Departamento diz que não é responsável pelo fato
atualizado
Compartilhar notícia
A cena parece comum. Você compra um carro novo e leva ao Departamento de Trânsito (Detran) para emplacar. Não fosse por um detalhe. Você estaciona o carro na área que seria reservada pelo órgão para o emplacamento, vai pagar as taxas e, quando retorna, o veículo não está lá. Foi furtado. O fato ocorreu na terça-feira (31/5) com o dentista Mauro Oliveira, 51 anos, na unidade que fica no Shopping Popular, ao lado da antiga Rodoferroviária.
Indignado, ele postou um desabafo nas redes sociais: “Para minha frustração, fiquei apenas com as chaves e as placas na mão. Meu automóvel zero-quilômetro foi furtado dentro da garagem do Detran”.Oliveira conta que retirou o carro da concessionária e foi direto ao posto do Detran para fazer o procedimento. Ao chegar ao local, estacionou o automóvel no subsolo, onde ficam os carros que aguardam o emplacamento, e entrou na agência para pagar taxas. Quando voltou ao estacionamento, cerca de três horas depois, encontrou apenas os estilhaços do vidro quebrado pelos bandidos para entrar no carro (foto de destaque).
Não tem câmeras nem funcionários vigiando a área, o que facilita muito a ação dos bandidos.
Mauro Oliveira
O dentista disse, ainda, que ao procurar ajuda, foi informado que não era a primeira vez que isso ocorria no local. Agora, ele procura as vítimas desse tipo de crime para entrar com uma ação popular contra o Governo do DF e o Detran. “Afinal, pago impostos e taxas. A gente espera o mínimo de respeito e segurança”, afirma.
O Metrópoles procurou a 3ª Delegacia de Polícia (Cruzeiro), responsável pela área, e confirmou que o caso de Mauro não é o único investigado. Segundo a delegada-chefe da unidade, Cláudia Alcântara, pelo menos duas ocorrências de furto no mesmo local foram registradas nas últimas duas semanas. “A nossa suspeita é de que esses crimes sejam cometidos por um mesmo grupo e as investigações já estão em andamento”, explicou.
Ainda de acordo com a delegada, os criminosos são especializados e já têm um modo de ação específico: “Eles sabem que os carros acabaram de sair das concessionárias e que as chaves reservas costumam ficar junto do manual de instruções do veículo. Então, se aproveitam da situação e levam os automóveis”.
Empurra-empurra
Já o Detran-DF informou por meio de sua assessoria que a responsabilidade pelo local é do Shopping Popular. O centro comercial, por sua vez, joga a culpa no departamento. Mesmo a polícia investigando, a segurança no local não foi reforçada. “Parece uma roleta russa. A gente está sempre esperando a nossa vez de ser vítima de algum crime”, lamenta o dentista.
O Metrópoles mostrou com exclusividade o aumento do número de furtos no Distrito Federal este ano. Apenas entre janeiro e abril deste ano, 2,5 mil carros foram levados pelos criminosos, uma média de 20 por dia. O número é 13% maior do que os 2.199 veículos levados por bandidos no mesmo período do ano passado.