metropoles.com

Delegados pedem saída de Eric Seba da PCDF e Rollemberg reage: “Não governo sob pressão”

Decisão foi tomada em assembleia geral realizada na tarde desta quarta-feira (24/1). Um documento será entregue ao governador do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em assembleia geral nesta quarta-feira (24/1), delegados decidiram pedir a exoneração do diretor-geral da Polícia Civil do DF, Eric Seba (foto em destaque). Segundo o Sindicato dos Delegados de Polícia do Distrito Federal (Sindepo-DF), o chefe da corporação não representa a categoria, porque a “sua subserviência ao governo é atentatória à dignidade do cargo e instituição”.

Em entrevista à rádio Metrópoles FM, nesta quinta (25), o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) reagiu com veemência: “Não governo sob pressão”. O socialista reforçou que tem plena confiança em Eric Seba, reafirmou que a condução da PCDF é técnica e não política e destacou a queda dos índices de criminalidade para justificar o bom desempenho do delegado á frente da corporação.

O presidente do Sindepo-DF, Rafael Sampaio, por sua vez, informou que um ofício será entregue ao Palácio do Buriti, nos próximos dias, formalizando o desejo de que o diretor-geral seja demitido. “Isso se dá pela absoluta falta de diálogo e pelo fato de nos sentirmos traídos em relação à busca da recomposição salarial. Ele é absolutamente omisso”, disparou.

Não é de hoje que o clima entre o chefe e os subordinados não vai bem. Durante um encontro com os colegas em 2016, Eric Seba havia se comprometido em garantir a paridade salarial da PCDF com a Polícia Federal. Em caso de fracasso, chegou a afirmar, entregaria o cargo – o que não foi feito, lembrou Rafael Sampaio.

No início de janeiro, a insatisfação foi incendiada com a circulação de áudio no qual o diretor-geral chama um delegado de “maconheiro” e insinua serem corruptos os que desejam “desestabilizar a instituição por conta da direção”. O ocorrido causou indignação entre os membros do Sindepo-DF.

Ao Metrópoles, na época, o diretor da Polícia Civil do Distrito Federal confirmou a veracidade das gravações, feitas em uma reunião da cúpula da corporação. Disse, ainda, que iria abrir uma apuração interna para investigar o vazamento.

Em defesa de Seba
Para o deputado distrital Wellington Luiz (PMDB), o diretor-geral tem competência, mas o Executivo local não consegue deixá-lo agir em prol da categoria. “O governador do DF, Rodrigo Rollemberg, não tem respeitado a corporação da forma como ela merece, e é óbvio: isso tem atrapalhado a relação do diretor com os policias”, sustenta.

O parlamentar ainda reforça que o pedido de exoneração do Sindepo-DF não tem garantia de efetivação, pois quem admite e demite é o governo. A reportagem não conseguiu contato com Eric Seba até a última atualização desta matéria.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?