Bope faz simulado em que homem tenta matar mulher em hotel de Brasília
Simulação movimentou o centro da capital do país, nesta segunda-feira (13/2), e faz parte do treinamento de negociadores
atualizado
Compartilhar notícia
![Simulação de sequestro no hotel brasil 21 – BOPE – Negociadores](https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2017/02/13125501/130217MM_Sequestro-BOPE005.jpg)
Um simulado realizado pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do DF movimentou a área central de Brasília na manhã desta segunda-feira (13/2). O objetivo era testar a corporação em uma situação de resgate de reféns. A operação, realizada no Hotel Meliá Brasil 21, chamou a atenção de muita gente que passou pelo local. Mas tudo se acalmou quando ficou claro que se tratava de uma simulação.
O treinamento foi realizado como preparação para o curso de negociador policial, que o Bope promove no mês que vem, para capacitar policiais militares a solucionar ocorrências envolvendo reféns por meio de técnicas de negociação. Na situação fictícia, um homem ameaçava matar a mulher e tirar a própria vida em seguida.
O teste mostrou todo o aparato logístico e técnico em situações dessa natureza. Atuaram no treinamento quatro negociadores, oito policiais no time tático e dois atiradores.
O capitão Edson Gondim, do Bope, explicou que a escolha da trama se deu pela quantidade de casos semelhantes que vem ocorrendo no DF. “Esse é um ambiente característico para esse tipo de caso. E é um forma de treinar ainda mais os policiais.” De acordo com ele, os funcionários e hóspedes do hotel foram orientados de como agir durante o simulado.Entre as chamadas alternativas táticas, foram mostrados, além da atividade de negociação, outras possibilidades. São elas: equipe de resgate tático, atirador de precisão e gabinete de gerenciamento de crises.