metropoles.com

PMs em bicicletas vão reforçar policiamento na Universidade de Brasília

Sistema começa a funcionar nesta sexta-feira (23/10). De janeiro a setembro deste ano, furto a veículos aparece entre os crimes mais registrados nos estacionamentos da UnB, com 74 ocorrências

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tony Winston/Agência Brasília
22181718598_4651b73998_b (1)
1 de 1 22181718598_4651b73998_b (1) - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Depois do Guará e do Gama, o policiamento ciclístico chega à Universidade de Brasília (UnB) nesta sexta-feira (23/10). O comandante da Companhia Operacional do 3º Batalhão de Polícia Militar, capitão Jorge da Silva, acredita que esse modelo de vigilância tornará mais ágil o atendimento das ocorrências, o combate a furtos e roubos, e reforçará o enfrentamento da criminalidade nos estacionamentos.

De janeiro a setembro deste ano, furto a veículos aparece entre os crimes mais registrados nos estacionamentos da UnB, com 74 ocorrências. O militar destaca que o novo patrulhamento significará um incremento na atividades de segurança já existentes na instituição. “Continuaremos com os carros, as motocicletas, os cavalos e os policiais a pé”, garante.

A nova modalidade abrangerá toda a instituição de ensino e, nos fins de semana e feriados, quando não há aulas, será deslocada para o Eixo Rodoviário, durante a interdição da via para o Eixão do Lazer, e para o calçadão do fim da Asa Norte. O projeto é uma parceria da corporação com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos, da UnB, que investiu R$ 40 mil na compra de 20 bicicletas.

Adaptadas
Elas são adaptadas para diversos terrenos e têm particularidades exigidas pela PMDF, como freios e pneus reforçados, marchas para diferentes inclinações de pista e adesivos refletivos. Criada por professores da universidade, a fundação tem por objetivos promover e apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico, a pós-graduação e a pesquisa, entre outros.

Nesta quinta (22), os militares encarregados de fazer a ronda passam por treinamento no campus. A equipe receberá material específico para a função, como capacete, luvas e uniforme adequado para pedalar. Em seguida, percorrerá a universidade, simulando atividades policiais, como abordagens em casos de atitudes suspeitas.

Outros locais
No Gama, o policiamento ciclístico conta com seis bicicletas, e os militares trabalham na área central e na pista de caminhada. Outras seis são usadas no Guará, onde o serviço é prestado prioritariamente nas Quadras QE 38 e QE 40, no Polo de Modas, no Setor de Oficinas e em locais perto de agências bancárias. Com informações da Agência Brasília

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?