Bandidos explodem caixa eletrônico na 513 Sul
Esquadrão de Bombas da Polícia Militar foi acionado na madrugada deste sábado (9/1)
atualizado
Compartilhar notícia
A onda de violência está cada vez mais perto da área central da capital do País. Depois de assaltos registrados nos lagos Sul e Norte, na madrugada deste sábado (9/1) foi a vez de um caixa eletrônico ser explodido na 513 Sul, por volta das 4h50. Segundo a Polícia Militar, os bandidos – três homens de balaclava – conseguiram fugir do local em um veículo cor preta, possivelmente um fox, em direção ao Eixão Sul.
A agência bancária ficou isolada para a perícia até por volta das 13h30. Nenhum explosivo foi deixado no local pelos criminosos.
Segundo o Sargento Eilan, do Bope, os bandidos não conseguiram destruir o caixa e, por isso, não levaram o dinheiro. Os bombeiros estão auxiliando na retirada do cofre para averiguação de vestígios de material explosivo.
A Operação Petardo do Esquadrão de Bombas do Bope foi acionada às 5h20. Uma equipe policial do 1º BPM permanece no local.
Segundo o sargento Eilan, primeiramente a equipe utilizou um robô para verificar se havia vestígios do explosivo. Em seguida foi enviado um operador para fazer uma segunda verificação direto no caixa. “O explosivo não rompeu”, destacou o sargento. O Bope solicitou o apoio do Corpo de Bombeiros, que fez um corte no caixa eletrônico para a varredura completa no local.Insegurança
Funcionários que trabalham no comércio próximo ao banco e moradores reclamam da insegurança no local. “Nesta quadra é tudo muito escuro, quase não tem policiamento. À noite nos sentimos muito inseguros. A gente fica com medo, não tem jeito”, disse o vendedor Danilo dos Santos.
“A iluminação da quadra fica em cima das árvores que são enormes, ou seja, não adianta nada”, completa a vendedora Cássia Castro.
Para o servidor público Antônio Mendes, 59 anos, os bandidos têm cada vez menos medo de agir no DF. “São áreas nobres, no centro da cidade: Se aqui isso ocorre, fico imaginando nas áreas mais carentes e menos policiadas”, desabafa.
Segundo a PM, foram os vizinhos do local que acionaram a polícia pelo telefone 190 após ouvirem a explosão.
Outros casos
A explosão de caixas eletrônicos está se tornando uma ocorrência comum no Distrito Federal. Em dezembro, no dia 16, um equipamento que funcionava dentro de um supermercado no Setor Habitacional Taquari foi alvo dos bandidos (foto abaixo).
Em outubro, no dia 30, quatro pessoas invadiram uma fábrica de cimento na Fercal, em Sobradinho para explodir um caixa eletrônico. Segundo a Polícia Militar, os dois vigilantes do local foram amarrados com fita e amordaçados enquanto o grupo explodia o terminal.
Antes, no dia 22, um caixa eletrônico na QNL 7/5 de Taguatinga foi explodido por volta das 3h20. Outro caso ocorreu no dia 20 do mesmo mês, na quadra 304 de Samambaia. Já na madrugada do dia 10, um grupo, com apoio de ao menos três carros, conseguiu explodir um caixa eletrônico na quadra 307 do Recanto das Emas.
Em 1º de outubro, o caixa eletrônico de uma farmácia na Quadra 1.031 de Samambaia Norte foi alvo da ação de bandidos. O crime também ocorreu durante a madrugada. Segundo a Polícia Militar, apesar de o estabelecimento ficar destruído, os ladrões não conseguiram levar o dinheiro.
Prisões
Desde janeiro de 2015 até agora, pelo menos 39 caixas eletrônicos foram explodidos no Distrito Federal. De acordo com a Delegacia de Repressão a Furtos (DRF), do total de ocorrências, em 10 casos houve roubo de dinheiro. Em setembro do ano passado, a unidade prendeu uma quadrilha responsável pela explosão de ao menos 22 caixas. A pena para este crime chega a 15 anos de prisão.
Aguarde mais informações