metropoles.com

“Ato de coragem ou loucura”, diz psicóloga baleada na 408 Sul

Psicóloga Ieda Rizzo, 54 anos, enviou mensagem a amigos. Ela está internada em UTI, consciente, e respira sem ajuda de aparelhos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
408sul
1 de 1 408sul - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A psicóloga Ieda Rizzo, 54 anos, descreveu os momentos de terror vividos por ela ao ser baleada no tórax após escapar de tentativa de estupro na 408 Sul, na segunda-feira (8/1). Em mensagem enviada a amigos, ela narra: “Corri, gritei e clamei pela vida, sabia que ainda tinha muito a contribuir”.

Ao entrar no carro, à noite, no estacionamento do bloco B, após visitar o namorado, Ieda foi abordada por um homem e acabou baleada no peito. O suspeito fugiu, mas câmeras de segurança registraram a ação dele. A vítima está internada em um hospital particular no Lago Sul. O estado dela é estável. Ieda está consciente e respira sem ajuda de aparelhos.

Um homem invadiu meu carro e me disse ‘passe para o outro lado, eu vou assaltar, te estuprar e depois te matar!’ Eu pensei comigo: não vai não! A minha vida decido eu

Ieda Rizzo, psicóloga

No relato, Ieda afirma que foi “vítima de uma violência desnecessária”. Ela classificou a luta pela sobrevivência como um “ato de coragem ou loucura”. “Fui uma loba. Vi a clara luz dos anjos se aproximando e pedi uma chance! Acho que tive: todos os médicos estão boquiabertos com o milagre”, escreve.

A psicóloga acrescenta que a bala atingiu o coração “a um milímetro da (artéria) aorta”. Ela ainda descreveu o trajeto do projétil, o que ela qualifica como “manobra divina”. No fim, Ieda agradece a amigos.

Confira a íntegra da mensagem de Ieda Rizzo:

A vida retribuiu e transfere! Sim, fui vítima de uma violência desnecessária: um homem invadiu meu carro me disse passe para o outro lado, eu vou assaltar, te estuprar e depois te matar! Eu pensei comigo: não vai não! A minha vida decido eu! Num ato de coragem ou loucura, me levantei e fiquei frente à frente com o homem e eu disse pode levar tudo!

Ele foi implacável, me deu um tiro à queima roupa de uma pistola .40 restrita à polícia! Corri, gritei e clamei pela vida, sabia que ainda tinha muito a contribuir!

Fui uma loba, uma lá que sabe! Vi a clara luz os anjos aproximando e pedi uma chance! Acho que tive: todos os médicos estão boquiabertos com o milagre a bala entrou pelo meu coração a um milímetro da aorta, fez uma manobra divina e saiu pelo pulmão!

O crime
Ieda Rizzo relatou à Polícia Civil que foi vítima de uma tentativa de estupro. Em vídeo obtido em primeira mão pelo Metrópoles, é possível ver o suspeito chegando ao estacionamento e o momento em que a servidora do Ibama foi abordada.

Socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mulher foi encaminhada para o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), onde passou por cirurgia e fez um procedimento de drenagem no pulmão. Agora, Ieda está internada em UTI de hospital particular.

A linha de investigação da 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul) — responsável pelo caso —, é de tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte).

Vídeos divulgados pela Polícia Civil mostram a ação do criminoso:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?