metropoles.com

Aposentadorias na Polícia Civil do DF prejudicam investigações

Entre 1º de janeiro e 20 de julho deste ano, 204 servidores de diversas carreiras, como delegados, agentes e peritos, deixaram a corporação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
policia civil, uniforme
1 de 1 policia civil, uniforme - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Todos os dias, em média, um policial civil se aposenta no Distrito Federal. Entre 1º de janeiro e 20 de julho deste ano, 204 servidores de diversas carreiras, como delegados, agentes e peritos, deixaram a corporação. Atualmente, os quadros são compostos por 4,5 mil pessoas, enquanto o ideal seria, pelo menos, 8 mil. O déficit provoca o atraso em investigações e motiva a categoria a brigar por nomeações, além de ameaçar paralisar as atividades.

Nos últimos dois anos, a situação foi agravada com a aposentadoria de 510 policiais, 199 no ano passado e 311 em 2014. A sobrecarga de trabalho e o sucateamento dos quadros faz com que pilhas de ocorrências se acumulem nas delegacias. Apenas entre e janeiro e julho deste ano, foram registrados 159.179 procedimentos de apuração. “Se dividirmos o número de ocorrências pelo quantitativo de policiais chegaremos ao número de 35 casos por dia para ser resolvido por cada um dos agentes. Claro que é humanamente impossível dar conta de cada uma delas”, alertou o presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), Rodrigo Franco.

Para se ter uma ideia da defasagem, em 1993, a Polícia Civil tinha o mesmo contingente de hoje, sendo que, à época, o DF tinha 1 milhão de habitantes e um número bem inferior de delegacias. “Mais de 20 anos depois, a população triplicou, o número de delegacias é bem superior e os índices da criminalidade só aumentam”, afirmou Franco.

Lei Federal
De acordo com a Lei Federal nº 12.803, de 24 de abril de 2013, foram criados 200 cargos a mais para delegados de polícia e 2 mil para agentes. Somadas as carreiras de peritos e escrivães, a norma viabiliza o preenchimento de 8.969 postos. No entanto, nem a metade está ocupada. Atualmente, há 5.649 vagas para agente de polícia, mas apenas 3.649 estão preenchidas.

O Metrópoles procurou a Divisão de Comunicação (Divicom) da Polícia Civil para saber quais medidas estão sendo tomadas para reduzir o impacto provocado pelas aposentadorias. No entanto, até a publicação desta reportagem, não houve resposta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?