metropoles.com

Após estudante ser estuprada, Novacap poda árvores na 113 Sul

Jovem caminhava para a estação de metrô da 112 Sul quando foi abordada e ameaçada por um criminoso com um estilete

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Toninho Tavares/Agência Brasília
Poda da árvore
1 de 1 Poda da árvore - Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Dois dias após uma jovem de 20 anos ter sido estuprada na 113 Sul ao sair da faculdade, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) podou as árvores na quadra onde ocorreu o crime. O serviço foi realizado na manhã desta quinta-feira (22/2).

Mais uma vez o GDF tomou providências depois de uma mulher sofrer agressão. Em janeiro, as árvores da 408 Sul foram cortadas após a psicóloga Ieda Maria Neiva Rizzo, 54, ser assaltada e baleada no peito ao estacionar o carro na quadra.

Ameaçada com estilete
Por volta das 22h30 de terça (20), a universitária caminhava em direção à estação de metrô da 112 Sul, momento em que foi atacada pelo bandido. Segundo a Polícia Militar, o estuprador ameaçou a vítima com um estilete e a levou para uma área verde na SQS 113.

Moradores socorreram a jovem, mas o agressor conseguiu fugir. Até a última atualização deste texto, o estuprador permanecia foragido. O caso é investigado pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).

Em outubro de 2017, a Prefeitura Comunitária da 113 Sul já havia manifestado, por meio de documento, a preocupação com a falta de iluminação e demora na poda da vegetação, mas não obtiveram retorno.

Em nota, a Polícia Militar do DF esclareceu que reforçou a segurança na região, mas ressaltou não poder responder por outras instituições. “Ressaltamos que no que tange à PMDF, todas as providências foram tomadas: o policiamento foi efetivado e o relatório solicitado foi encaminhado”.

Novacap culpa moradores
Também em nota, a Novacap culpou grupos moradores da quadra pelo serviço de poda não ter sido realizado antes. “A companhia esclarece que realiza o serviço mediante solicitação e vistoria de técnicos ambientais. No caso do local citado, foram realizadas tentativas, sempre impedidas por grupos de moradores que afirmavam terem plantado as árvores”.

Conforme informou, a empresa acionou a Companhia Energética de Brasília (CEB) para realizar a manutenção de postes de iluminação pública. Já o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) orientou, no caso dos alunos que estudam nas quadras 900 da Asa Sul, a embarcarem no corredor de ônibus da W3 Sul — onde circula grande quantidade de linhas —, fazer integração para o terminal da Asa Sul ou para a Rodoviária do Plano Piloto e integrar novamente em qualquer modal até o destino final.

Estatística
O ano de 2018 começou com aumento no número de estupros. Em janeiro, as delegacias registraram 61 casos, contra 59 no mesmo período de 2017. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, porém, esses registros incluem alguns casos que ocorreram em 2017, mas só foram registrados no mês passado. Segundo a pasta, levando-se em consideração apenas os abusos efetivamente ocorridos em janeiro deste ano, houve redução — de 57 para 40.

3 imagens
1 de 3

Reprodução
2 de 3

Reprodução
3 de 3

Reprodução

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?