metropoles.com

“Mexeu com um policial, mexeu com todos”, diz delegado após ataque

Declaração foi dada após ataque a policiais civis no Recanto das Emas, na noite desta segunda. Reação mobilizou mais de 100 agentes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Giovanna Bembom/Metrópoles
delegado pablo aguiar
1 de 1 delegado pablo aguiar - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

Policiais civis de diversas delegacias do Distrito Federal se mobilizaram e conseguiram apreender um adolescente de 12 anos e prender um homem envolvidos no episódio que terminou em agressão aos agentes de polícia. Uma equipe teve a viatura da corporação apedrejada, após prender dois suspeitos que estavam em um veículo roubado no Recanto das Emas, na noite desta segunda-feira (14/8).

A ação dos moradores fez com que a dupla fosse libertada e os policiais saíssem do local. Horas após o fato, centenas de agentes, delegados e até mesmo policiais aposentados se reuniram na 27ª Delegacia de Polícia (Recanto das Emas) e seguiram em comboio para a região onde os suspeitos tinham sido soltos. A operação também contou com auxílio do helicóptero da Polícia Civil.

Aguiar também garantiu que haverá uma investigação sobre os envolvidos no ataque aos agentes. “Essa é uma resposta: a polícia manda no Recanto das Emas. Podemos ter uma legislação frouxa, mas a polícia continuará atuando de forma rigorosa na captura desses criminosos”, destacou.

Ontem, quando eles (os criminosos) viram o aparato policial, se esconderam igual rato. Encontramos um acuado em cima do telhado e outro escondido em uma casa. Mexeu com um policial, mexeu com todos

Delegado Pablo Aguiar

 

O trabalho conjunto, que também contou com a participação de policiais militares, resultou na apreensão de um adolescente, que estava no veículo roubado. Ezio de Castro Bruno, conhecido como Galego, de 21 anos, também foi preso. Durante a ação, os policiais ainda identificaram um terceiro criminoso, sem relação com o caso do carro roubado, mas que tinha mandado de prisão em aberto e acabou preso.

Outro suspeito que estava no veículo segue foragido mas, segundo o delegado-chefe da 27ª DP, Pablo Aguiar, ele já está sendo monitorado pelos investigadores. “Temos algumas informações sobre locais que costuma frequentar. Não tenho dúvidas de que será preso também”, afirmou. No total, cerca de 50 viaturas e 100 policiais se deslocaram até o local do crime em apoio aos colegas que foram agredidos.

9 imagens
Viatura da Polícia Civil foi danificada
Policiais civis e militares cercaram a região da Favelinha, no Recanto das Emas
Delegado Pablo Aguiar
Um dos presos é Ezio de Castro Bruno, conhecido como Galego, de 21 anos
Após o ataque sofrido por policiais, agentes conseguiram prender três criminosos
1 de 9

A Polícia Militar também ajudou na ação da noite desta segunda-feira (15)

2 de 9

Viatura da Polícia Civil foi danificada

Giovanna Bembom/Metrópoles
3 de 9

Policiais civis e militares cercaram a região da Favelinha, no Recanto das Emas

4 de 9

Delegado Pablo Aguiar

Giovanna Bembom/Metrópoles
5 de 9

Um dos presos é Ezio de Castro Bruno, conhecido como Galego, de 21 anos

6 de 9

Após o ataque sofrido por policiais, agentes conseguiram prender três criminosos

Giovanna Bembom/Metrópoles
7 de 9

"Mexeu com um policial, mexeu com todos", destaca Aguiar

Giovanna Bembom/Metrópoles
8 de 9

Giovanna Bembom/Metrópoles
9 de 9

O delegado informou que o último suspeito será preso em breve

Giovanna Bembom/Metrópoles

 

Confira os vídeos da ação policial:

 

Confusão
Mais cedo, uma equipe do plantão da 27ª DP estava da região da Favelinha, no Recanto das Emas, atendendo a uma ocorrência de localização de veículo. Três criminosos encontravam-se em um Celta, que havia sido roubado em Ceilândia.

Após perseguição, o Celta bateu e os ocupantes do carro tentaram fugir. Um homem, que estava armado, segue foragido. Os outros dois foram presos. Os moradores reagiram e jogaram pedras e pedaços de madeira em direção aos policiais. No momento em que os agentes tentavam controlar a população, alguns moradores abriram o cubículo da viatura e deram fuga aos criminosos. Um policial chegou a ficar ferido.

A equipe pediu apoio, via rádio. O pedido foi atendido por diversos policiais civis e militares, compondo uma grande operação para recapturar os criminosos. O adolescente apreendido na operação conjunta afirmou que estava ao volante do carro roubado e que um dos envolvidos, durante a perseguição, ligou para comparsas pedindo para que todos fossem para a rua enfrentar os policiais. O menor foi autuado por ato infracional análogo ao crime de receptação de veículo roubado.

Roubo
O carro usado pelos criminosos havia sido roubado na QNN 10 de Ceilândia por volta das 16h. A vítima chegou a ir à 27ª DP, mas não reconheceu os presos como autores do crime. Com isso, eles foram autuados apenas como receptadores.

Segundo a mulher, ela foi rendida por dois homens. Um deles estava armado. Questionados, o adolescente e o maior não informaram onde conseguiram o Celta, mas revelaram que pretendiam praticar assaltos e roubos nas regiões do Recanto das Emas e Riacho Fundo usando o automóvel.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?