Ao ver que celular era modelo antigo, ladrão desiste de roubá-lo
O caso ocorreu em Planaltina. Bandido levou apenas um outro aparelho, um smartphone. Mas acabou preso pela Polícia Civil
atualizado
Compartilhar notícia
Os ladrões estão cada vez mais seletivos. Um assalto em Planaltina chamou a atenção da Polícia Civil. Um casal foi abordado por um bandido. Ao notar que o aparelho da mulher era de modelo antigo, ele se recusou a roubá-lo, levando apenas o smartphone do homem. O assaltante estava tão seguro de que não seria pego que fugiu e seguiu para a própria casa, na rua onde cometeu o crime, mas acabou preso.
O assaltante, que usava uma arma de brinquedo, foi detido juntamente com outros dois criminosos, autores de vários roubos a pedestres na região administrativa. A prisão ocorreu na quarta-feira (22/6). Segundo a polícia, os celulares são alvos prioritários dos bandidos já que são fáceis de serem vendidos. Geralmente, o dinheiro é usado para a compra de drogas.
“Temos uma preocupação muito grande com relação a esses casos porque passam à comunidade sensação de insegurança. Estamos focados em deter os criminosos para coibir a prática”, disse a delegada-chefe da 31ª Delegacia de Polícia, Jane klebia. A titular ressaltou ainda que, mesmo sendo arma falsa, é importante não reagir. “Na hora da abordagem é quase impossível distinguir o que é verdadeiro. Os bens materiais você recupera, mas a vida não”, concluiu.
Estatísticas
Os últimos dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social mostram que nos primeiros quatro meses do ano foram registrados no DF 14 latrocínios (roubo seguido de morte), sendo seis em abril.
Também no acumulado do ano, foram 13.289 registros de roubo a pedestres, 19,2% a mais do que o registrado no mesmo período de 2015. Os aparelhos celulares estão na mira dos assaltantes. As estatísticas revelam que, em média, 19 telefones móveis são furtados por dia no Distrito Federal.
A Polícia Civil reforça a importância de registrar boletim de ocorrência. É com base nesses dados que o policiamento é reforçado e investigações são feitas.