Seduh aprova revitalização prédio comercial no Cruzeiro Velho
Portaria foi publicada no DODF desta terça-feira (18/5). Comerciantes da região dizem que local não recebia investimentos há mais de 20 anos
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh) publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), desta terça-feira (18/5), a portaria n° 35/2021, que aprovou o projeto de revitalização da área pública do Cruzeiro Center.
A intenção é requalificar o comércio local com obras de acessibilidade, renovação do piso, melhorias nos estacionamentos e a criação de estruturas com coberturas de vidro entre os blocos.
Esse era o último passo a ser concluído pela Seduh, que encaminhará o projeto para a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). A partir de agora, as próximas ações ficarão a cargo da empresa, que será responsável pelo orçamento e pela licitação da obra.
De acordo com a pasta, a revitalização do Cruzeiro Center prevê rampas, travessias, plataformas elevadas, faixas de pedestres, pisos táteis e uma rota até o ponto de ônibus.
Também terá a troca de toda a pavimentação e a renovação das pedras portuguesas características nos pontos entre os blocos. Nestes locais, é prevista ainda a criação de pergolados, que são estruturas com cobertura de vidro para uso de pedestres, que terão imobiliário urbano como cadeiras e mesas.
São ainda propostas melhorias nos estacionamentos, com a organização das vagas e mais arborização, e o plantio de arbustos mais adequados às jardineiras existentes. Assim como a revitalização das escadas deterioradas, das grelhas sobre as canaletas de drenagem das águas e das rampas fora do padrão de acessibilidade.
Veja imagens do local:
Reivindicação antiga
Comerciantes da região relataram ao Metrópoles que estão contentes com a iniciativa e realçaram a importância do projeto.
O deputado distrital Reginaldo Sardinha (Avante) é o autor da emenda parlamentar que custeará a melhoria da área.
“Essa é uma reinvindicação que se arrasta há mais de 20 anos. O Cruzeiro não recebia investimento em áreas públicas há décadas. Agora, graças a esse projeto, estamos tendo um olhar mais atencioso para o nosso bairro. Esse é o comércio mais importante da região e já notamos benfeitorias na coleta de lixo, entre outros pontos”, comemorou Erivonaldo Rufino da Silva, proprietário da Papelaria União, estabelecimento inaugurado na região em 1983.
“Esperamos que as obras já se iniciem dentro de 30 dias. Isso vai trazer inúmeros benefícios não só para os comerciantes, frequentadores e para toda a população brasiliense”, completou Erivonaldo.
O sócio da T Tintas, Jair do Carmo Silva, também destacou a proposta. “O Cruzeiro Center é o shopping a céu aberto do local e adjacências como Setor Militar Urbano (SMU), Sudoeste, SIA e Octogonal. São muitas as vantagens para toda a comunidade. Teremos um local limpo e organizado diminuindo a criminalidade e valorizando a região. Isso impulsionará o desenvolvimento. O bem-estar é imensurável”, disse o comerciante.