Seduh libera reformas em cinco quadras na Asa Norte. Saiba detalhes
Quadras 702, 703, 704, 715 e 716 da Asa Norte, no Setor Comercial Local Residencial, contarão com calçadas, ciclovias, praças e Zona 30
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (Seduh) aprovou a reforma das quadras 702, 703, 704, 715 e 716 da Asa Norte, no Setor Comercial Local Residencial (SCLRN). O projeto de intervenção tem calçadas amplas, ciclovias e praças previstas, segundo publicado no Diário Oficial (DODF) desta quinta-feira (13/6).
As medidas visam ampliar a acessibilidade nesses trechos da Asa Norte e recuperar espaços degradados da área. A construção estabelece a construção de 30.870,88 metros quadrados de calçadas acessíveis e a recuperação de 10.485,9 m² de áreas verdes, além do plantio de 132 árvores.
Serão instaladas, segundo a proposta, calçadas amplas; rotas acessíveis com sinalização tátil a partir das paradas de ônibus e em todos os blocos comerciais; ciclovias; e praças renovadas, com mais arborização e mobiliário urbano.
Trânsito
Aprovada por meio das portarias nº 49 e nº 50 da Seduh, a medida também determina a recuperação e a reorganização de áreas de estacionamentos, que serão demarcados e interligados com bolsões de vagas. Nas cinco quadras, haverá 859 pontos de permanência para veículos, 132 para motos, e 75 destinados a paraciclos.
As quadras atendidas ainda contarão com calçadões que vão ligar as paradas de ônibus da W3 às áreas residenciais e travessias elevadas para facilitar o percurso de pedestres e ciclistas.
As alterações vão reconfigurar a via interna entre os blocos comerciais das quadras – também chamada de “W3 e meia” –, para se tornar uma área sinalizada e compartilhada entre carros e pedestres, com velocidade máxima de 30 km/h, a chamada Zona 30.
O projeto de requalificação segue o mesmo padrão estabelecido para as quadras 707 e 708 Norte, segundo a Seduh. Depois da publicação das portarias no DODF, o processo segue para a Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal, onde serão elaborados projetos executivos e complementares que vão possibilitar a execução das obras.