Secretários de Saúde do DF e GO estudam fluxo regulatório de pacientes
Em reunião, titulares da Saúde das duas unidades da Federação discutiram estratégias de enfrentamento à Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
A reunião entre os secretários de Saúde do Distrito Federal e de Goiás, realizada na noite desta terça-feira (23/2), serviu para alinhar estratégias de enfrentamento à Covid-19, entre as duas unidades da Federação.
O encontro discutiu um pacto para iniciar um novo fluxo regulatório entre as redes de saúde, especialmente no atendimento de urgência e emergência, da capital do país com os municípios goianos do Entorno.
O novo fluxo terá ênfase na Região de Saúde Sul (Gama e Santa Maria), que é a mais próxima das cidades de Luziânia, Valparaíso, Cidade Ocidental, Jardim Ingá e Novo Gama.
Na primeira etapa, será construído um projeto piloto. Segundo o secretário-adjunto de Assistência à Saúde do DF, Petrus Sanchez, a implementação definitiva do novo fluxo tende a maximizar a oferta de leitos aos pacientes brasilienses e goianos.
A situação sanitária e as medidas restritivas que vêm sendo adotadas para frear o contágio pelo novo coronavírus estiveram na pauta da reunião. Para Sanchez, DF e Goiás devem ter uma política própria sobre o enfrentamento ao vírus, a despeito da proximidade geográfica.
O secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, destacou a importância do diálogo entre as duas capitais na organização da rede de urgência e emergência, bem como de fluxos ordenados.