metropoles.com

Secretário: efetivo da PMDF conta com 10 mil homens e está em déficit

Segundo Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública do DF, efetivo da PM já contou com 16 mil homens.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Especial Metrópoles
O novo secretário de segurança do Distrito Federal, Sandro Avelar, posa para foto em sua sala com bandeiras das forças de segurança do DF ao fundo. Ele fala gesticulando - Metrópoles
1 de 1 O novo secretário de segurança do Distrito Federal, Sandro Avelar, posa para foto em sua sala com bandeiras das forças de segurança do DF ao fundo. Ele fala gesticulando - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles

O efetivo da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) está em déficit. Segundo o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, a corporação já contou com 16 mil homens na ativa e, atualmente, conta com apenas 10 mil.

Segundo o gestor, muitos PMs se aposentam e poucos “entram” na corporação. Apesar do déficit, Avelar garante que a falta de PMs não afeta o combate à criminalidade no DF.

“Conseguimos conter a criminalidade por meio de um trabalho conjunto entre as forças, mas o déficit de efetivo é notório”, disse o secretário após a inauguração do 6º Batalhão, ao Metrópoles.

A governadora em exercício do DF, Celina Leão (PP), afirmou que o governo local tenta “trazer de volta” PMs que se aposentaram e realizar mais concursos para a formação de novos soldados.

Novo batalhão

O local, que antes abrigava o 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM), foi renomeado. Cerca de 500 PMs ficarão no espaço para cuidarem da segurança da Esplanada e da Praça dos Três Poderes.

Em entrevista nesta manhã ao programa Cabeças da Notícia, da Rádio Metrópoles, Celina disse que havia se comprometido com a inauguração assim que assumiu o cargo, logo após os atos golpistas de 8 de janeiro. “Foi o meu primeiro compromisso quando assumi como governadora. Fiz a obra em 40 dias.”

Na solenidade, Celina afirmou que o batalhão estará de prontidão para atender aos chamados dos Três Poderes.

“A inauguração dá conforto para que o Poder Executivo, o Legislativo e o Judiciário possam ter contato direto e, a qualquer emergência, ter 500 homens de prontidão”, disse.

“A PM é uma instituição, e as instituições não erram. As pessoas erram e respondem no nível de sua culpa”, completou.

A atuação de agentes das forças de segurança, incluindo policiais militares, no dia dos ataques é uma das frentes de investigações do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Legislativa do DF (CLDF).

 

3 imagens
1 de 3

Samara Schwingel/Metrópoles
2 de 3

Samara Schwingel/Metrópoles
3 de 3

Samara Schwingel/Metrópoles

Volta de Ibaneis

Celina ainda disse que o governador afastado Ibaneis Rocha (MDB) deve voltar em breve. Ibaneis foi afastado pelo STF após os atos antidemocráticos.

Durante a inauguração do batalhão, o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, exaltou a PM e afirmou que corporação está preparada para “garantir a segurança da Esplanada e do DF”.

“Esse efetivo [da Esplanada] foi aumentado para 500 homens. Antes, tínhamos 280. […] Compreendemos a indignação que se apossou de toda a sociedade brasileira após o dia 8. Mas estamos preparados para honrar essa missão de dar segurança para a região da Esplanada e para o DF”, disse Avelar.

Acessibilidade

No mesmo evento, Celina assinou a ordem de serviço para construção de rotas acessíveis nas calçadas da Esplanada dos Ministérios. A obra irá estender em cerca de 3km as calçadas na área, começando na Rodoviária do Plano Piloto.

A obra já foi licitada e orçada em R$ 7 milhões.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?