Secretário do DF Legal é exonerado em plena fiscalização da pandemia
Gutemberg Tosatte Gomes perdeu o cargo nesta segunda-feira (6/7). No lugar dele, entra Cristiano Mangueira de Sousa
atualizado
Compartilhar notícia
O órgão responsável por fiscalizar ações de combate ao crescimento dos casos de coronavírus no Distrito Federal teve seu chefe exonerado nesta segunda-feira (6/7). Gutemberg Tosatte Gomes perdeu o cargo de secretário do DF Legal e seu subsecretário, Cristiano Mangueira de Sousa, foi nomeado para assumir a titularidade da pasta. As mudanças estão no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
Gutemberg Gomes é ligado ao deputado distrital João Cardoso (Avante), que também perdeu sua indicação na Administração de Sobradinho. Eufrásio Pereira da Silva foi exonerado na mesma edição do DODF desta segunda-feira.
As mudanças ocorrem semanas depois de o deputado João Cardoso votar contra o projeto de lei complementar de autoria do Executivo que instituía o Programa de Incentivo à Regularização Fiscal do Distrito Federal, o Refis-DF 2020. O PLC estabelecia que as dívidas com o GDF poderiam ser divididas em até 120 parcelas, com descontos de até 95%.
O distrital também votou contra a reforma da Previdência. Em 30 de junho, por 15 votos a 8, a Câmara Legislativa definiu uma tabela escalonada de descontos. Para os ativos, a alíquota muda de 11% para 14%.