Secretário de Segurança negocia saída de bolsonaristas da Esplanada
Os manifestantes favoráveis ao presidente da República ocupam a Esplanada dos Ministérios desde segunda-feira (6/9)
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo Souza, conversou na manhã desta quinta-feira (9/9) com os manifestantes que ocupam a Esplanada dos Ministérios desde segunda-feira (6/9). De acordo com o delegado da Polícia Federal, as autoridades tiveram reuniões com os líderes dos integrantes da manifestações, que ocorrem pelo quarto dia seguido.
De acordo com o secretário, os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que estão acampados na área central de Brasília poderão continuar com os atos. As vias, contudo, precisam ser abertas para que o trânsito da Esplanada dos Ministérios volte a funcionar.
O secretário cobrou cooperação dos bolsonaristas para começar a liberar o trânsito de forma segura. “O trânsito tem que voltar à normalidade e a intenção é que a gente mantenha essa interlocução para que a gente possa, com o apoio dos senhores [manifestantes], como até agora a gente teve, com cooperação, apoio e diálogo, a gente avance nessa pauta com vocês”, finalizou Júlio. Além de pedestres, existem veículos de passeio e caminhões estacionados nos gramados da área central da capital.
Veja a nota enviada pelo órgão, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), as forças de segurança iniciaram nesta quarta-feira, as negociações para retirada dos veículos e estruturas instaladas na área da Esplanada dos Ministérios.
“O gabinete de gestão de crises da Segurança Pública, que integra representantes da SSP/DF e forças de segurança, foi instalado no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), com o objetivo de coordenar as ações. “Na madrugada desta quinta-feira (9/9), caminhões que estavam estacionados na Esplanada começaram a deixar o local, e parte das estruturas começou a ser desmontada”, disse.
“A operação segue em andamento. Vias N1 e S1 seguem interditadas. A liberação depende de avaliação das autoridades de trânsito. O policiamento na Esplanada está reforçado desde o último domingo (5/9), quando as vias N1 e S1 foram interditadas devido ao grande fluxo de pessoas que chegavam à região. O acesso à Praça dos Três Poderes segue restrito”, finalizou a SSP/DF.
Na véspera dos atos convocados pelo presidente, mesmo com a proibição das forças de segurança, apoiadores já lotavam a capital federal, munidos de bandeiras do Brasil e faixas. No fim da tarde do mesmo dia, grupos se reuniram em frente à barreira da polícia, na Esplanada dos Ministérios, e pressionaram até conseguir a liberação da via, que já estava bloqueada.
Em nota, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) disse que, anteriormente, o combinado com a Secretaria de Segurança Pública era de que os veículos só seriam liberados a partir de 0h e que a antecipação “está sendo negociada”. No entanto, caminhões e ônibus foram autorizados a entrar e desfilam pela Esplanada.