Secretário de Saúde vai à CLDF para prestar esclarecimentos sobre pandemia
Sem a instalação de CPIs na Casa, parlamentares buscam informações sobre Operação Falso Negativo e ações de enfrentamento ao coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário de Saúde, Osnei Okumoto (foto em destaque), assumiu o compromisso de prestar esclarecimentos à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) sobre todas as ações do governo durante a pandemia do novo coronavírus.
Sem a instalação imediata da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia ou a nova e ampla CPI Saúde, parlamentares de oposição e independentes cobram reunião com o secretário em busca de explicações sobre as ações do governo.
Os distritais querem esclarecer ainda fatos ligados à Operação Falso Negativo. A investigação do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) denunciou suposto esquema de fraude na compra de testes para Covid-19 no DF, envolvendo a antiga cúpula da Secretaria de Saúde, que foi presa e afastada dos cargos.
Nessa segunda-feira (14/9), o governador Ibaneis Rocha (MDB) exonerou o antecessor de Okumoto na pasta, Francisco Araújo, e outros ex-integrantes da Saúde denunciados à Justiça pelo MPDFT.
CLDF fará audiência com secretário de Saúde sobre pandemia no DF:
Requerimento para audiência pública com secretário de Saúde by Metropoles on Scribd
Na tarde desta quinta-feira (17/9), Okumoto conversou com o presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente (MDB), assumindo o compromisso de conversar com os parlamentares.
Okumoto confirmou ao Metrópoles a intenção de prestar os esclarecimentos aos distritais. “Sim, vou sim”, pontuou o secretário. A princípio, por sugestão do deputado Fábio Felix (PSol), a audiência pública será feita na quarta-feira (23/9), pela manhã.