Secretário de Obras garante abertura do Túnel de Taguatinga nesta 2ª feira
Chefe da pasta, Luciano Carvalho de Oliveira deu declaração na manhã desta 6ª, durante coletiva de imprensa dentro do Túnel de Taguatinga
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário de Obras do Distrito Federal, Luciano Carvalho de Oliveira, confirmou que o Túnel de Taguatinga será inaugurado nesta segunda-feira (5/6) e ressaltou que o Executivo local está preparado para “quaisquer situações que possam acontecer dentro da passagem”. O chefe da pasta deu a declaração dentro do passagem, durante coletiva de imprensa, nesta manhã.
“Estamos equipados com protocolos de segurança e com apoio do Centro Integrado de Operação de Brasília, onde todas as forças de segurança trabalham em conjunto. Existem diretrizes elaboradas em vários níveis e para cada situação que posso acontecer no túnel. Caso haja algum grave acidente, coisa que esperamos não acontecer, estaremos preparados. Não apenas com equipamentos, mas, também, com o socorro que for necessário”, detalhou Luciano.
Na ocasião, o secretário acrescentou que a expectativa para liberação da passagem é grande e que a obra “fará diferença” na vida de quem passa diariamente pela região.
Ao Metrópoles o administrador de Taguatinga, Bispo Renato, disse que o túnel é o “grande presente do governador Ibaneis Rocha (MDB) a Taguatinga”.
“Com a inauguração, esperamos que o problema do trânsito na região seja resolvido e que as pessoas possam voltar a frequentar o Centro de Taguatinga, reacendendo, dessa forma, a economia local, que foi tão prejudicada. Estamos felizes e acreditamos que, neste aniversário da cidade, o túnel é o grande presente do governador para Taguatinga”, disse o administrador.
Bispo Renato lembrou, ainda, que a obra não beneficiará apenas os taguatinguenses, mas também os moradores das demais regiões administrativas que passam pela via. “A demora para entregar o túnel, na verdade, durou 20 anos. Apenas o governador Ibaneis resolveu este problema. Agora, todos aqueles que precisam passar pelo centro da cidade serão beneficiados com a iniciativa e perceberão sua importância”, finalizou.
Inicialmente, apenas carros leves e de passeio poderão trafegar pelo túnel. Até que o viaduto acima da passagem esteja pronto, ônibus e demais veículos pesados continuarão a fazer o mesmo percurso de quando a obras iniciaram.
A passagem subterrânea foi construída a 20 metros de profundidade, tem 1km de extensão, bem como duas vias paralelas, em sentidos contrários, com três pistas de rolagem cada. A velocidade permitida para o tráfego é de 60 km/h, fiscalizada por radar.
Obras
O túnel da cidade ligará uma das pistas, no sentido Ceilândia, pela Avenida Elmo Serejo, e terá uma via alternativa, pela superfície, rumo ao centro de Taguatinga.
O objetivo é evitar a retenção de veículos nos semáforos da região, problema antigo para motoristas que passam pela área. Com a conclusão da obra, carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, no sentido Plano Piloto, entrarão pelo túnel e sairão na Estrada Parque Taguatinga (EPTG).
Do outro lado, os veículos que chegarem a Taguatinga pela EPTG também passarão pelo túnel, até o início da Via Estádio, e sairão após o viaduto da Samdu. Pistas marginais darão acesso às avenidas Sul e Norte e às duas comerciais.
A Avenida Central de Taguatinga terá um boulevard arborizado, com calçadas reformadas e estacionamentos ampliados.
Rei Pelé
O túnel recebeu o nome de Rei Pelé em 3 de janeiro, dia do sepultamento do jogador de futebol brasileiro considerado o melhor de todos, em Santos (SP). A determinação partiu do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).
Em 13 de maio, durante cumprimento de agenda, o mandatário afirmou que o governo fez contato com parentes de Pelé para alinhar a homenagem. “Nossa expectativa é exatamente de que algum deles possam estar com a gente, fazendo essa homenagem para ele, que foi um dos maiores jogadores da história do mundo”, afirmou Ibaneis à época.
O chefe do Executivo local lembrou que o túnel precisará de ajustes após a inauguração, mas as correções “não impedem o funcionamento do túnel”.
Aniversário de Taguatinga
Dois mil atletas, entre ciclistas e corredores, serão os primeiros a circular pelo Túnel de Taguatinga. Neste fim de semana, haverá passeio de bicicleta e duas corridas de rua, com a passagem subterrânea como ponto de largada e chegada.
Os eventos fazem parte das comemorações pelo aniversário de Taguatinga, celebrado em 5 de junho. No sábado (3/6), às 9h, ocorre o passeio ciclístico, que contará com 500 atletas. O percurso de 5km começa na entrada do túnel, passa por um shopping da região e retorna ao complexo viário.
No domingo (4/6), as comemorações iniciam às 7h, com as corridas de rua. Uma delas terá 5km e a participação de 772 atletas. A outra será de 10km, com 728 corredores. A largada dos 1,5 mil atletas ocorrerá na entrada do túnel.