metropoles.com

Secretário de Educação revoga pregão para compra de uniforme escolar no DF

O edital havia sido suspenso pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) em janeiro deste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Alunos em porta de escola
1 de 1 Alunos em porta de escola - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O pregão para a aquisição de kits de uniforme escolar para os estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal foi suspenso mais uma vez.

De acordo com a decisão do secretário de Educação do DF, Leandro Cruz Fróes da Silva, publicada no Diário Oficial do DF (DODF) desta terça-feira (6/10), a continuidade do procedimento não se torna mais conveniente e oportuna para atingir os objetivos buscados pelo poder público.

A anulação dos procedimentos em curso se dá na fase em que se encontram.

“Tendo o interesse público como basilar do regime jurídico administrativo, contemplado por seus princípios estruturantes, quais sejam, a supremacia do interesse público sobre o privado e o da indisponibilidade do interesse público pela administração, e considerando ainda que as constatações supramencionadas demonstram um conjunto fático superveniente capaz de alterar tal interesse público, trazendo consequências adversas para os discentes, para a sociedade e para a atividade governamental, de maneira que a continuidade do procedimento não se torna mais conveniente e oportuna para atingir os objetivos buscados pelo poder público”, diz trecho do documento.

A medida, lançada nem 2019, previa a compra de uniformes completos para os alunos da rede pública.

TCDF

Em janeiro de 2020, o Tribunal de Contas local (TCDF) suspendeu  a compra de uniformes.

O edital para a aquisição de roupas padronizadas a fim de atender aos cerca de 450 mil estudantes de quase 700 unidades das 15 regionais de ensino do DF foi lançado em dezembro de 2019. A publicação do novo documento ocorreu três meses após o governador Ibaneis Rocha (MDB) suspender edital de julho de 2019.

O texto atualizado previa valor estimado de R$ 120,9 milhões para a aquisição das roupas, cifra maior do que a estimativa anterior, de R$ 96,5 milhões.

Após estudar o documento, três representações questionaram pontos do edital: uma do Sindicato das Indústrias do Vestuário do DF (Sindveste), outra da empresa Vestisul Insdústria e Comércio Eirelle e uma do deputado distrital Chico Vigilante (PT).

O corpo técnico do TCDF entendeu que o novo edital de licitação apresenta inconsistência entre o quantitativo total de tênis em relação ao número global de kits. Cada kit é composto de duas bermudas ou dois shorts-saias; uma calça comprida; três camisetas de mangas curtas; um casaco com capuz; e um par de tênis.

Reprodução
Modelo do novo uniforme da rede pública do DF
Retorno presencial

Em 1º de outubro, o secretário de Educação do Distrito Federal, Leandro Cruz , disse que volta às aulas presenciais no DF ocorrerá só em 2021. Segundo o gestor, alunos e professores concluirão o ano letivo on-line.

“Vamos garantir, também, para que, em 2021, quando retornarmos às aulas de forma presencial, a gente retorne com segurança. O novo normal que está aí vai permanecer: o ato de lavar as mãos, de higienizar as escolas, de ter uma rotina mais cuidadosa com a possibilidade de vírus e bactérias”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?