metropoles.com

Secretarias do DF criam comissão conjunta para concurso do Museu da Bíblia

Grupo vai coordenador o certame para escolha do projeto arquitetônico do espaço

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em conjunto com a Secretaria de Estado e Desenvolvimento Urbano e Habitação, criou uma comissão para coordenar o concurso de escolha para o melhor projeto arquitetônico que abrigará o Museu da Bíblia.

Conforme publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta segunda-feira (11/1), a comissão será composta por uma coordenação geral, uma coordenação institucional e uma coordenação técnica. As propostas encaminhadas serão avaliadas e julgadas em processo sigiloso até a divulgação dos resultados.

As ideias e os documentos de inscrição devem ser apresentados, em site específico para a seleção, entre os dias 15 de janeiro e 1º de março de 2021. O vencedor deve levar prêmio de R$ 122 mil. O resultado final está previsto para 23 de março.

Segundo o edital, podem participar pessoas físicas ou jurídicas constituídas por profissionais diplomados, legalmente habilitados, devidamente cadastrados e em situação regular perante o conselho profissional de sua área de atuação, como Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), no caso de engenheiros civis. Os participantes devem morar no Brasil.

Recursos serão destinados por meio de emendas parlamentares
Associação de Ateus e Agnósticos tentou impedir na Justiça a construção da obra
3 de 4

Recursos serão destinados por meio de emendas parlamentares

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 4

Associação de Ateus e Agnósticos tentou impedir na Justiça a construção da obra

Reprodução

O espaço, segundo os idealizadores, terá como objetivo a preservação da memória religiosa. A ideia é promover educação e cultura para a população do DF e turistas do Brasil e do mundo.

Na Justiça

A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) chegou a entrar na Justiça contra o projeto do GDF de construir o Museu da Bíblia. Em 30 de setembro de 2020, a 7ª Vara de Fazenda Pública de Brasília indeferiu o pedido para suspensão de eventuais obras e dos procedimentos licitatórios.

“Com R$ 80 milhões, o GDF poderia construir milhares de casas populares, postos de saúde, hospitais, creches e etc, atendendo toda a população, não apenas os ‘fiéis’ de determinadas crenças religiosas, ainda que majoritárias no espectro brasileiro, ressaltando que não é papel do Estado construir monumentos religiosos, em razão de manifesta vedação constitucional”, escreveu a Atea.

O GDF informou, à época, que o museu não seria um templo religioso, uma vez que a Bíblia é “patrimônio histórico da humanidade”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?