Secretaria mantém aulas presenciais e Elefante Branco abrirá na segunda
Colégio decidiu, por conta própria, não retornar atividades presenciais, mas pasta ameaçou punição
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Educação do Distrito Federal manteve as aulas presenciais no Centro de Ensino Médio Elefante Branco (CEMEB), previstas para a próxima segunda-feira (23/8). O colégio havia decidido, por conta própria, não retornar às aulas presenciais burlando o planejamento do governo.
“A propensa decisão sobre a manutenção do ensino remoto não foi submetida à Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto, nem é amparada em qualquer diretriz da Secretaria de Educação. Não há razão para uma medida como esta”, frisa a pasta, em comunicado.
A secretaria alerta que o colégio não poderá impedir a retomada das atividades presenciais. “Caso a direção da escola se negue a receber os estudantes de forma presencial a partir da segunda-feira, como o previsto, a secretaria tomará as medidas administrativas cabíveis para assegurar a realização das aulas presenciais”, conclui.
Na sexta-feira (20/8), sem anuência da pasta, a direção do colégio realizou uma reunião e optou por continuar com o ensino remoto. A medida gerou reação de alunos.
Depois, do encontro, uma mensagem foi enviada à comunidade escolar. “Após o debate das questões apresentadas ficou decidido, em votação aberta à toda comunidade presente, o adiamento do retorno presencial e manutenção do ensino remoto”, informa trecho do texto.
As aulas presenciais do ensino médio voltam na próxima segunda-feira (23/8). Ao todo, 87.710 estudantes de 95 escolas voltarão às atividades normais.
Aulas em grupos
Seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, as turmas de ensino médio serão divididas em dois grandes grupos.
Enquanto um grupo estiver presencialmente na unidade escolar, o outro estará realizando atividades pedagógicas não presenciais. Na semana seguinte, invertem-se as posições.
Para os estudantes que estiverem presencialmente, será mantido o distanciamento social de um metro, além de uso obrigatório de máscaras. As salas de aula e os demais espaços escolares serão higienizados entre os turnos.
Casos de Covid
A Secretaria de Educação registrou 89 casos positivos de Covid-19 nas escolas públicas locais, desde a retomada das aulas presenciais.
Segundo a pasta, 23 professores e 17 alunos testaram positivo. Há registro de infecção de sete faxineiras, duas merendeiras, dois vigilantes e um secretário escolar.