metropoles.com

Secretaria de Saúde testa mesma casa duas vezes em inquérito epidemiológico

A primeira residência a receber a equipe da pasta na quarta-feira (2/12) teve outro morador testado para Covid-19 nessa quinta (3/12)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/ Metrópoles
pandemia-ceilandia-17
1 de 1 pandemia-ceilandia-17 - Foto: Hugo Barreto/ Metrópoles

No segundo dia de aplicação de testes do Inquérito Epidemiológico no Distrito Federal para conferir a evolução da epidemia de Covid-19, a Secretaria de Saúde gastou exame em moradora de uma casa que já havia sido verificada. Segundo o próprio secretário de Saúde, Osnei Okumoto, apenas uma pessoa por residência deveria participar da ação.

Segundo apurado pelo Metrópoles, a primeira casa a ser analisada na quarta-feira (2/12) foi testada novamente nessa quinta (3/12). Trata-se de uma residência na QNP 5, de Ceilândia Norte. Questionada, a Secretaria de Saúde negou o erro, afirmando que, “no caso do primeiro endereço, foi feita a visita antecipada com o acompanhamento da imprensa para ajudar na divulgação do inquérito”.

Não é o que diz a dona da residência e primeira a ser testada durante o inquérito, Danielle Cristina da Silva, 36 anos. “Ontem eu fui a primeira a ser testada, veio a imprensa toda, bombeiro, secretário da Saúde. Deu negativo. Hoje, de novo, um carro de bombeiro parou aqui e minha cunhada fez o teste”, revelou.

Amostragem e sorteio

“Apenas uma pessoa de cada residência participa dos testes. Caso ninguém da casa aceite, o trabalho será realizado no imóvel vizinho. Isso está previsto na metodologia”, havia dito o secretário de Saúde, durante o lançamento do inquérito epidemiológico, na manhã dessa quarta.

O inquérito será realizado por meio de amostragem e sorteio, com busca ativa das pessoas para fazer os testes. No total, 230 habitantes de cada uma das 34 regiões administrativas do Distrito Federal serão contempladas, sendo submetidos a exames para identificar se estão com anticorpos, ou não, contra a Covid-19. Só poderão participar maiores de 18 anos.

“Achei estranho minha casa ser sorteada novamente em dois dias. Pra mim, o ideal seria ser sorteada quatro vezes, que aí todos na casa seriam testados”, brincou Danielle. Segundo a SES, 279 residências serão verificadas em Ceilândia.

Ainda de acordo com a pasta, os sorteios – feitos com a utilização de um software, de acordo com os endereços da cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) – já foram finalizados e os endereços estão definidos. Questionada sobre a possibilidade de uma mesma casa ser sorteada duas vezes, a secretaria afirmou que “não existe essa possibilidade”.

Inquérito

A expectativa é que o estudo se torne um referencial científico sobre a vulnerabilidade ou segurança da população em relação à propagação da Covid-19. Os dados alcançados devem nortear as ações sobre a contenção da doença quanto à assistência necessária no cuidado aos doentes. Os testes serão feitos simultaneamente em todas as cidades.

“A primeira fase é de coleta. Depois, entra o diagnóstico. E, por último, a interpretação de dados, na qual, posteriormente, será divulgado o resultado do estudo para que tenhamos parâmetros e pensemos que estratégia a adotar”, explicou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Divino Valério. São previstos 8 mil diagnósticos.

4 imagens
Participam equipes da Atenção Primária da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, bombeiros militares e profissionais do Sesc
Danielle Cristina da Silva, 36 anos, foi a primeira a participar do Inquérito Epidemiológico
Secretário Osnei Okumoto na casa de Danielle Cristina
1 de 4

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, orientou as equipes envolvidas na ação

Nathália Cardim/Metrópoles
2 de 4

Participam equipes da Atenção Primária da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, bombeiros militares e profissionais do Sesc

Nathália Cardim/Metrópoles
3 de 4

Danielle Cristina da Silva, 36 anos, foi a primeira a participar do Inquérito Epidemiológico

Nathália Cardim/Metrópoles
4 de 4

Secretário Osnei Okumoto na casa de Danielle Cristina

Nathália Cardim/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?